> >
Romaria dos Homens: o caminho da fé entre a Catedral e o Convento da Penha

Romaria dos Homens: o caminho da fé entre a Catedral e o Convento da Penha

Veja o trajeto da maior procissão da Festa da Penha, em que fiéis passam por ruas e avenidas de Vitória e Vila Velha e também pela Segunda Ponte

Publicado em 11 de abril de 2023 às 15:15

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura

Uma das maiores demonstrações de fé e devoção a Nossa Senhora da Penha e que faz parte da programação da Festa da Penha, é a Romaria dos Homens, realizada sempre no sábado que antecede o dia da padroeira do Espírito Santo. 

Os fiéis se concentram na Catedral Metropolitana de Vitória e, depois de uma missa, partem em caminhada em direção à Prainha, próximo ao Convento da Penha, em Vila Velha, em um trajeto de cerca de 14 quilômetros que passa por ruas, avenidas e pela Segunda Ponte e dura, aproximadamente, 4 horas.  

A Romaria dos Homens acontece há pelo menos 60 anos. A primeira edição ocorreu no ano de 1955, durante o dia, com um trajeto diferente. Em 1958, após decisão do então Arcebispo de Vitória, dom João Batista, passou a ter a extensão atual e ser realizada à noite. Veja no vídeo mais sobre esse momento de fé da Festa da Penha.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais