> >
Projeto da Ciclovia da Vida é finalista de prêmio internacional de mobilidade

Projeto da Ciclovia da Vida é finalista de prêmio internacional de mobilidade

No total, 34 projetos de diversos países foram selecionados como finalistas em nove categorias. O Espírito Santo é  um dos dois representantes do Brasil na edição de 2025

Publicado em 3 de junho de 2025 às 11:54

Os dados referentes ao mês de abril apontam uma média de 2.331 acessos por dia durante a semana e 1.365 por dia nos finais de semana
Os dados referentes ao mês de abril apontam uma média de 2.331 acessos por dia durante a semana e 1.365 por dia nos finais de semana Crédito: Divulgação/Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura

O Dia Mundial da Bicicleta é celebrado em 3 de junho e um dos projetos criados para estimular a mobilidade por bikes entre Vitória e Vila Velha acabou sendo reconhecido internacionalmente na promoção da mobilidade ativa e sustentável. A Ciclovia da Vida foi selecionada como finalista do UITP Awards 2025, uma das premiações mais relevantes do setor de transporte público mundial. O projeto de ampliação da Terceira Ponte e de implantação da Ciclovia da Vida disputa na categoria Design, que reconhece propostas focadas na experiência do usuário e na valorização do espaço urbano. É o único projeto brasileiro finalista nesta categoria, concorrendo com iniciativas de Hong Kong e Chile.

No total, 34 projetos de diversos países foram selecionados como finalistas em nove categorias. O Espírito Santo figura como um dos dois representantes do Brasil na edição de 2025. O outro é um projeto do Rio de Janeiro, inscrito em uma categoria diferente.

A premiação é promovida pela União Internacional de Transportes Públicos (UITP) e ocorre bienalmente. Este ano, o evento será realizado em Hamburgo, na Alemanha, durante o UITP Global Public Transport Summit. A cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para o dia 16 de junho.

A obra de ampliação da Terceira Ponte, com a construção da Ciclovia da Vida, proporcionou uma travessia segura para ciclistas entre Vitória e Vila Velha. A estrutura é exclusiva para bicicletas e conta com iluminação e sistema de videomonitoramento. A iniciativa ainda impulsiona o uso de modais não motorizados, promovendo sustentabilidade e melhor qualidade de vida.

1 milhão de acessos desde a inauguração

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informa que a Ciclovia da Vida ultrapassou a marca de 1 milhão de acessos desde a sua inauguração, em agosto de 2023. Os dados referentes ao mês de abril apontam uma média de 2.331 acessos por dia durante a semana e 1.365 por dia nos finais de semana. Os números reforçam que a ciclovia vem sendo utilizada não apenas para lazer e turismo, mas também como meio de transporte seguro e eficiente no deslocamento diário entre Vitória e Vila Velha. “ É um reconhecimento internacional do trabalho técnico, cuidadoso e inovador que temos feito”, destaca Fábio Damasceno, da Semobi.

Em 2023, o programa Transcol + Sustentável também foi reconhecido por suas ações de sustentabilidade, como a implantação de ônibus elétricos, uso de energia solar em terminais e garagens, logística reversa e iniciativas para redução e reciclagem de resíduos no sistema de transporte público da Região Metropolitana da Grande Vitória.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Ciclovia da Vida

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais