> >
Prefeitura desmancha obra de ciclovia em bairro de Vitória

Prefeitura desmancha obra de ciclovia em bairro de Vitória

Segundo moradores, o início do serviço aconteceu em 2020 e parou pouco tempo depois. As obras foram reiniciadas em 2021, mas agora a ciclovia vai deixar de existir na rua Arlindo Braz do Nascimento, no bairro Santa Luiza

Publicado em 21 de julho de 2021 às 12:31

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Prefeitura de Vitória decidiu cancelara  construção de uma ciclovia na rua Arlindo Braz do Nascimento
Ciclovia que seria construída, agora vai deixar de existir. (Reprodução/TV Gazeta)

Uma obra iniciada, paralisada, e que agora será completamente desmanchada. A Prefeitura de Vitória decidiu cancelar a construção de uma ciclovia na rua Arlindo Braz do Nascimento, no bairro Santa Luiza, na região de Barro Vermelho, na Capital. Homens e máquinas que trabalhavam na construção agora trabalham para acabar com a obra.

Segundo o presidente da associação de moradores do bairro, Victor Baião, o início do serviço aconteceu em 2020 e parou pouco tempo depois. As obras foram reiniciadas em 2021, mas agora a ciclovia vai deixar de existir. Ele afirma que quando o projeto ainda estava no papel, a associação chegou a alertar a prefeitura de que uma ciclovia no local traria transtornos.

"A gestão anterior da prefeitura apresentou um projeto e a comunidade se colocou contra, abriu diálogo in loco com os moradores de todas as ruas para gente trazer, para a prefeitura, os problemas. Nessa rua tem uma escola e feira aos sábados. Já sabíamos que não daria certo e falamos isso desde o início", esclarece Baião.

Prefeitura de Vitória decidiu cancelara  construção de uma ciclovia na rua Arlindo Braz do Nascimento
Prefeitura de Vitória decidiu cancelar a construção de uma ciclovia na rua Arlindo Braz do Nascimento. (Reprodução/TV Gazeta)

Para a professora de educação física Marciana Paste, o pior de tudo é ver o dinheiro público jogado fora. "É um faz e desmancha, faz e desmancha. Isso foi o próprio funcionário da obra que nos falou. O dinheiro completamente jogado fora", critica.

A gerente administrativa Larissa D'Ávila, que trabalha em frente à rua, acredita que faltou planejamento na hora de executar a obra. "Eles começam uma obra e não terminam, fazem um pedaço e daqui a pouco desfazem tudo. Essa rua era ótima, não tinha problema nenhum aqui. Faz, quebra. Faz, quebra. O que revolta é o nosso dinheiro sendo desperdiçado", reclama.

E essa não é a única ciclovia que foi destruída. Na rua Dr. João Carlos de Souza, que dá acesso à Reta da Penha, outra ciclovia foi construída e também acabou sendo removida.

Em nota enviada à TV Gazeta, a Prefeitura de Vitória informa que a obra foi iniciada pela administração anterior "sem a aprovação dos órgãos municipais que tratam da mobilidade urbana (Setran) e da ocupação do solo (Sedec) e sem a anuência da comunidade. A atual administração se deparou com o impasse criado, pois parte da comunidade não queria a ciclovia passando pela rua Arlindo Braz do Nascimento e desde janeiro faz reuniões regulares com representantes dos moradores.".

A administração municipal pontua ainda que "na tentativa de contribuir para o fim do impasse, no dia 14 de julho, a Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara Municipal de Vitória realizou uma reunião externa da comissão com moradores do bairro. Durante a reunião a Prefeitura de Vitória apresentou três alternativas para a continuidade das obras e enviou representantes das secretarias de Obras, Desenvolvimento da Cidade, Central de Serviços e Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana para contribuir com o debate e prestar os esclarecimentos necessários".

Após a apresentação das propostas, a  prefeitura afirma que foi aprovada por 24 votos dos 34 moradores presentes a continuidade das obras da ciclovia passando pela rua Vitalino Santos Valadares e não pela rua Arlindo Brás do Nascimento, como estava previsto no projeto elaborado pela administração anterior.

Por fim, a nota da prefeitura destaca que "a atual administração preza pela economia do dinheiro público e lamenta que este empreendimento tenha sido projetado, licitado e iniciado sem o conhecimento e aprovação da comunidade, conforme relatos dos moradores presentes na reunião da comissão de Mobilidade Urbana da Câmara Municipal de Vitória".

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais