> >
Prefeitura anuncia novas medidas após tragédia da chuva em Muniz Freire

Prefeitura anuncia novas medidas após tragédia da chuva em Muniz Freire

Ações visam ajudar população em diversas áreas como educação, saúde e apoio financeiro aos moradores afetados pelo temporal

Carol Leal

Repórter / [email protected]

Publicado em 13 de novembro de 2025 às 17:54

Prejuízo após temporal com granizo
Chuvas danificaram e causaram prejuízos na cidade em Muniz Freire Crédito: Prefeitura de Muniz Freire

Uma série de medidas em resposta aos danos provocados pelo temporal que atingiu Muniz Freire, no Caparaó do Espírito Santo, foi anunciada pela prefeitura nesta quinta-feira (13). As ações envolvem as áreas de educação, saúde, agricultura e apoio financeiro, para garantir segurança, acolhimento e reconstrução para as famílias afetadas.

Após ter aulas suspensas, a Escola Municipal Professora Lia Therezinha Merçon Rocha retomou as atividades de forma remota na quinta-feira (13). O prédio segue interditado após vistorias técnicas apontarem danos como destelhamento e infiltrações. A unidade vai passar por obras de reforma e ampliação, com investimento de R$ 6 milhões, e retomará as atividades presenciais apenas quando for seguro.

Para acolher os adultos afetados psicologicamente pelo desastre, será disponibilizado atendimento psicológico gratuito e sem necessidade de agendamento às quartas-feiras, a partir das 14h, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade. Para mais informações, os moradores podem ligar para (28) 99946-8943 ou ir diretamente ao CAPS, localizado no Centro da cidade.

Já para auxiliar os produtores rurais a conseguir seguros e linhas emergenciais de crédito, a administração municipal, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES) realizam emissão de laudos que comprovem os prejuízos sofridos pelos produtores rurais. Na zona rural, 278 famílias foram atingidas e o prejuízo passou de R$ 40 milhões

Por fim, após uma reunião entre a prefeitura, bancos e cooperativas, foram anunciadas linhas de crédito emergenciais para os moradores prejudicados pelas chuvas. Os bancos Banestes, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicredi, Sicoob e Cresol ofereceram condições especiais com juros reduzidos, prazos estendidos e carência para pagamento.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Caparaó Escolas ES Sul Bancos

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais