> >
Ponto a ponto: veja as medidas que escolas do ES precisam adotar contra Covid

Ponto a ponto: veja as medidas que escolas do ES precisam adotar contra Covid

Governo do ES divulgou protocolo a ser seguido na volta às aulas presenciais nas redes de ensino pública e privada. Nota técnica  cita a importância da vacinação, testagem e isolamento de casos suspeitos de coronavírus e gripe

Publicado em 4 de fevereiro de 2022 às 16:42- Atualizado há 2 anos

Ícone - Tempo de Leitura 5min de leitura
Alunos da Escola Major Alfredo Rabaioli, no bairro Mário Cypreste, com distanciamento entre eles na sala de aula
Alunos da Escola Major Alfredo Rabaioli, em Vitória, mantém distanciamento. (Carlos Alberto Silva)

governo do Estado divulgou nesta sexta-feira (04) o protocolo que deve ser seguido na volta às aulas presenciais nas escolas das redes de ensino pública e privada.  O mês de fevereiro marca a volta às aulas para crianças, adolescentes e universitários.

Os estudantes voltam a frequentar as salas de aula de Norte a Sul do Estado em um período de expansão da variante Ômicron, mas em um momento importante para o combate à pandemia: a vacinação contra a Covid-19 das crianças e dos adolescentes de 5 a 17 anos.

As medidas de enfrentamento e convivência com o vírus estão dispostas na Nota Técnica nº 02/2022, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O documento tem orientações quanto à vacinação, testagem e isolamento de casos suspeitos de coronavírus e gripe.

Uma das ações estima a realização de "triagem ativa de assintomáticos de forma obrigatória": todos os estudantes e trabalhadores da educação devem passar por uma vistoria diariamente para verificar a presença de algum sinal ou sintoma de infecção.

O plano de prevenção e conduta na ocorrência de casos de coronavírus estabelece medidas específicas necessárias para a proteção dos alunos e trabalhadores da educação. Veja ponto a ponto.

Componente de Arquivos & Anexos Arquivos & Anexos

Nota Técnica Covid-19 n°02/22

Documento apresenta as medidas que devem ser seguidas na volta às aulas das redes pública e privada do ES.

Tamanho de arquivo: 642kb

VACINA

  • A vacinação deverá ser estimulada por toda a comunidade escolar e pelas autoridades sanitárias locais por constituir-se a principal medida de prevenção primária capaz de reduzir o risco de infecções, internações e óbitos pela Covid-19. 

  • Fica definida a meta de 90% de cobertura vacinal completa de crianças e adolescentes, dentro dos públicos alvos aptos e da temporalidade aplicável a primeira e segunda dose. Esforços para que toda a comunidade esteja 100% vacinada deverão ser implementados pela autoridade sanitária e pela comunidade escolar, sendo necessário que o tema da vacinação seja incorporado à abordagem pedagógica aos alunos assim como na comunicação com pais e responsáveis. 

  • Recomenda-se que todos os serviços da educação pública e privada exijam de todos os seus trabalhadores próprios e terceirizados o esquema vacinal completo para acesso às unidades educacionais.

Crianças e adultos têm deixado de se vacinar
Vacinação das crianças é uma das medidas orientadas pela Sesa. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

TESTAGEM E ISOLAMENTO DE PESSOAS COM SINTOMAS

  • A vigilância de sintomáticos será a primeira medida preventiva a ser adotada por toda a comunidade escolar. Qualquer aluno ou trabalhador com sintomas ou suspeita de gripe ou Covid deve ser imediatamente afastado, para cumprir isolamento e realizar testagem. 

  • Os municípios devem organizar a garantia da testagem em massa, garantindo a oferta de testes em livre demanda, principalmente para investigação de sintomáticos e contatos com casos positivos. 

  • Trabalhadores e alunos, que tiveram contato com pessoas que testaram positivo para Covid, poderão retornar às atividades escolares desde que apresentem resultado negativo em teste de antígeno ou RT-PCR e não manifestem sintomas da Covid-19. 

  • Devem ser isoladas as crianças assintomáticas que sejam contato intradomiciliar no contexto de impossibilidade do isolamento adequado da criança, visto que dependem de cuidados na manutenção de sua rotina. 

Covid-19:Testes para detectar o novo coronavírus em Linhares
Covid-19:Testes para detectar o novo coronavírus devem ser feitos no ambiente escolar. (Prefeitura de Linhares )

MÁSCARAS

  • Máscaras de melhor poder filtrante, como PFF2/N95, são recomendadas como barreira preferencial a ser adotada por alunos e trabalhadores no ambiente escolar. 

  • As máscaras de pano devem ser progressivamente substituídas por outras de melhor poder filtrante.

PROTOCOLOS DE HIGIENE 

  • A nota sugere que a aferição de temperatura de trabalhadores e alunos em pontos de acesso e circulação deve ser descontinuada nas escolas, sendo indicada apenas na presença de sinais e sintomas da Covid-19. 

  • A manutenção da higienização de superfícies e das mãos, por meio da ampla disponibilidade de preparações alcoólicas a 70% ou de kit completo para higiene das mãos deve ser preservada e mantida.

  • As salas de aulas, refeitórios, espaços administrativos e de apoio pedagógico devem estar ventilados, com portas e janelas abertas, permitindo a livre circulação de ar. O uso de ar-condicionado está contraindicado no ambiente escolar.

Álcool diluído pode ser usado para limpar o espelho
A higiene ainda é uma importante arma contra o vírus. (Reprodução/Freepik)

AÇÕES EM CASO DE SURTO

  • O fechamento da escola deve ser evitado e deverá ser avaliado somente nos contextos clínicos-epidemiológicos onde 10% ou mais da comunidade escolar esteja infectada no período de até 7 dias. 

  • Nas situações em que o caso confirmado seja de um(a) profissional vinculado(a) a mais de uma turma ou grupo deve-se realizar todos os procedimentos de investigação in loco do ambiente escolar com avaliação de seus contatos; 

  • O fechamento do estabelecimento não deverá ultrapassar 7 (sete) dias, sendo que nesse período recomenda-se a ampla oferta de testagem para a comunidade escolar, podendo o prazo de isolamento ser reavaliado mediante risco epidemiológico.

Volta às aulas nas escolas de nível fundamental - Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Alfredo Pedro Rabaioli, no bairro Mário Cypreste, em Vitória
Escolas devem ser fechados em caso de 10% de contaminação do público. (Fernando Madeira)

  • Realização, quando possível, de testagem por meio do teste rápido para detecção de antígeno para SARS-CoV-2 em todos os frequentadores do ambiente escolar vinculados ao caso confirmado, assim como o transporte escolar, em até 72 horas; 

  • Nos centros de educação infantil, diante da ocorrência de casos sintomáticos negativos para Covid-19, recomenda-se o rastreamento de influenza A/B com o uso de testes de antígeno nas crianças sintomáticas de até 5 (cinco) anos; 

  • Aos casos positivos em ambiente escolar será determinado o isolamento domiciliar, não sendo necessário o fechamento das turmas; 

  • O isolamento será de 7 dias para os casos positivos, sintomáticos ou assintomáticos, independentemente do status vacinal;

  • Recomenda-se a testagem dos contatos de risco (expostos há mais de 15 minutos de contato próximo com pessoas positivas); 

  • Contatos que tiverem resultados negativos deverão ser monitorados e encaminhados para testagem, caso apresentem sintomas. Casos positivos retornam ao protocolo de afastamento;

  • Realização de triagem ativa de assintomáticos de forma obrigatória, verificando a presença de sinais e sintomas todos os dias, de todos os estudantes e trabalhadores da educação; 

  • Realização de teste nos contatos dos casos positivos, podendo ser realizado fora da escola, na Unidade Básica de Saúde , em domicílio ou em pontos de testagem ofertados pelo município.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais