> >
Plantas em casa: conheça os principais erros que podem prejudicá-las

Plantas em casa: conheça os principais erros que podem prejudicá-las

O comentarista da Rádio CBN Vitória, Marco Bravo, traz instruções para os novos “pais de plantas” manterem o jardim mais verde e bonito

Publicado em 28 de abril de 2021 às 16:18

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Mulher cuidando de plantas
Plantas exigem alguns cuidados. (Freepik)

Com o isolamento social em função da pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas passaram a se dedicar à jardinagem visando os benefícios que as plantas proporcionam ao ambiente e à saúde mental. O interesse fez o setor de plantas e flores ter um crescimento de 10% no faturamento em 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura. Falando sobre o tema, o comentarista da rádio CBN Vitória, Marco Bravo, traz instruções para os novos “pais de plantas” manterem o seu jardim mais verde e bonito.

Segundo Marco Bravo, é necessário procurar observar em qual ambiente a planta estava no momento de sua compra ou aquisição. “As plantas, assim como o homem, passam por momento de adaptação ao serem inseridas em novos locais. Se você compra uma muda que estava em um ambiente com pouca iluminação e a coloca direto no sol, as folhas podem queimar”, destaca o biólogo, professor e mestre em Gestão Ambiental.

Outros fenômenos da natureza que, para os seres humanos passam muitas vezes despercebidos, podem ser perigosos para esses seres vivos. “Muitas pessoas não percebem, mas só o trajeto da floricultura para casa já é arriscado para as plantas, o vento de uma carroceria do veículo batendo com grande intensidade nas folhas pode causar estragos”, acrescenta Bravo, que listou a seguir alguns cuidados.

CUIDADOS COM AS PLANTAS: O QUE NÃO FAZER

  • 01

    Falta ou o excesso de sol

    Segundo o especialista, as plantas de folhas claras precisam de mais luz solar, já as plantas com folhagem mais escura não precisam tanto da luz, por isso não necessitam ter o contato direto com o sol. Uma dica: se for difícil ler algo no local sem luz, o ambiente não é propício paras plantas.

  • 02

    Não matar a planta de sede ou afogá-la

    As plantas – inclusive as suculentas – podem morrer de sede, mas elas também podem se afogar quando regadas em excesso. Não existe uma fórmula mágica única, é preciso pesquisar sobre as necessidades de cada espécie.  Assim como é necessário ficar atento ao "sistema de drenagem" dos vasos. 

  • 03

    Evitar misturar plantas muito diferentes

    Ao misturar duas espécies de plantas muito diferentes em um mesmo vaso ou com grande proximidade na terra, uma pode "competir a sua sobrevivência" com a outra. O especialista destaca ser importante pesquisar as especificidades de cada espécie antes de fazer a montagem.

  • 04

    Cuidado com a corrente de ar

    Muitas pessoas não sabem, mas o excesso de vento também é prejudicial às plantas, quando em excesso. 

O especialista também ressalta que, mesmo em vasos, as plantas precisam de nutrientes que são fornecidos através de adubos para crescer e ficarem com suas folhas mais bonitas.  "É preciso ficar atento a quantidade indicada na embalagem, pois adubo demais faz a planta secar, pois, são liberados sais que vão afetarão a terra", conclui. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais