> >
Personalidades negras do ES para conhecer e valorizar

Personalidades negras do ES para conhecer e valorizar

Naturais do Estado ou com atuação em território capixaba, eles têm papel marcante na formação social e cultural do Espírito Santo

Publicado em 20 de novembro de 2022 às 08:13

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Personalidades Negras do ES
Os negros têm papel relevante na formação da identidade capixaba. (Arte/Geraldo Neto)

Você  já ouviu falar de Chico Prego? Ou assistiu a alguma encenação de Markus Konká? Quem sabe descobriu que Carmélia Maria de Souza é mais que um centro cultural? Pois essas são algumas personalidades do Espírito Santo e que, no mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, nos convidam a uma reflexão: o capixaba conhece os pretos e pretas que ajudam a contar a história do Estado?

O Dia da Consciência Negra, criado por lei justamente para promover o debate sobre a importância de valorizar a história e a cultura afro-brasileiras, é uma referência a Zumbi, líder do quilombo dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695. A data de sua morte tornou-se simbólica tanto para as reflexões que possibilitem a construção de uma sociedade antirracista quanto para exaltar personalidades negras, muitas vezes desconhecidas do grande público, e toda a contribuição dada por elas durante sua trajetória de vida. 

Há nomes reverenciados no país, como as escritoras Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo, mas o Espírito Santo também tem seus filhos negros que preparam seu legado e ajudam a escrever a história. Naturais do Estado ou com atuação marcante por aqui, o fato é que têm papel relevante na formação da identidade capixaba.

Para ajudar o público a conhecer algumas dessas personalidades, A Gazeta se juntou ao Descolonize, projeto capixaba que promove educação antirracista, e nove pessoas foram selecionadas com a curadoria de uma das coordenadoras, a professora Maria Gabriela Veridiano. 

"Há muitas personalidades negras extremamente importantes na formação social e cultural do Espírito Santo, mas escolhi essas nove porque percebo que são pouco difundidas, embora sejam de grande relevância", pontua a educadora. 

Entre os nomes escolhidos, ela menciona, por exemplo, Astrogilda Ribeiro e Maria Laurinda Adão, duas mulheres de comunidades de povos tradicionais, quilombolas, com relevância muito forte no Norte e no Sul do Estado. Fala, ainda, de Gustavo Forde, uma referência de militância e poder negro no mundo acadêmico. 

"É importante contar para as pessoas quem são essas personalidades e colocá-las em evidência. A sociedade perde muito quando não tem acesso a essa parte da nossa história", finaliza. 

Confira aqui as nove personalidades:

  • Astrogilda Ribeiro - Personalidades Negras do ES

    01

    Astrogilda Ribeiro

    Conhecida como Rainha do Congo Capixaba, foi considerada uma das figuras mais importantes desse movimento cultural no Espírito Santo. Além de mestra e rainha da banda de congo de Vila do Riacho, em Aracruz, Astrogilda também foi detentora de outros conhecimentos tradicionais, como os de parteira e guia espiritual. Em reconhecimento pela sua trajetória em defesa da manutenção da cultura popular no Estado, Astrogilda recebeu, da Secretaria da Cultura, em 2009, o prêmio "Mestre Armojo do Folclore Capixaba".

  • Gustavo Forde - Personalidades Negras do ES

    02

    Gustavo Forde

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), é pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania da instituição. Pesquisador do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da universidade, é também autor do livro “Vozes Negras na história da educação: racismo, educação e movimento negro no Espírito Santo”.

  • Carmélia Maria de Souza - Personalidades Negras do ES

    03

    Carmélia Maria de Souza

    Cronista e escritora nascida em Fazenda Rodeio, Rio Novo do Sul, escreveu para diversas publicações no Espírito Santo, entre as quais O Diário, Jornal da Cidade, A Tribuna e A Gazeta, nas décadas de 1960 e 1970. Também trabalhou no Museu de Arte Histórica de Vitória e Museu Solar Monjardim. Escreveu o livro Vento Sul, publicado postumamente, em 2002, pela Ufes. Dada a sua importância, dá nome a um centro cultural na região de Santo Antônio, em Vitória.

  • Markus Konká - Personalidades Negras do ES

    04

    Markus Konká

    Ator, nascido no Rio de Janeiro, é preparador cênico com especialização em expressão corporal e preparador de elenco para cinema. No Espírito Santo, também desenvolveu trabalhos como coreógrafo para escolas de samba. Um dos mais expressivos artistas atuantes no Espírito Santo, Konká possui um percurso artístico que transita pelo teatro, cinema e dança. Em sua filmografia, títulos como “Eu te amo”, de 1981, e “A Noite do Chupacabras”, de 2011.

  • Maria Laurinda Adão - Personalidades Negras do ES

    05

    Maria Laurinda Adão

    Mestra de caxambu, parteira, líder comunitária, ativista, mãe e avó, é uma representante da força e da identidade da cultura negra no Brasil e no Espírito Santo. Bisneta de escravizados, ela nasceu na comunidade quilombola de Monte Alegre, distrito de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim, em 1943. Há mais de 50 anos está à frente de um dos mais tradicionais grupos do Espírito Santo — o Caxambu Santa Cruz, que possui o título de “Patrimônio Cultural do Brasil”. A importante trajetória de vida foi registrada no documentário “Todas as faces de Maria”, em 2011.

  • Zacimba Gaba: Personalidades Negras do ES

    06

    Zacimba Gaba

    Era princesa de Cabinda, em Angola, na África, quando foi obrigada a vir para o Brasil, assim como outros negros, e escravizada. O senhor da fazenda em que fazia trabalhos forçados foi envenenado, e ela deu a ordem para os escravizados invadirem o local. Depois, fugiram juntos e Zacimba criou o seu próprio quilombo, no Norte do Espírito Santo, na região onde hoje está situado o distrito de Itaúnas, em Conceição da Barra.

  • Chico Prego - Personalidades Negras do ES

    07

    Chico Prego

    Era escravizado, foi um dos líderes da revolução de Queimado, na Serra — uma das maiores do Estado —, e acabou morto por enforcamento, em janeiro de 1850. Em março do ano anterior, ele e outros escravizados se revoltaram porque o frei italiano Gregório José Maria de Bene havia dito que, após a construção da igreja de São José, todos seriam alforriados (libertos), mas o religioso não cumpriu a promessa. Os rebelados foram presos e julgados; Chico Prego foi condenado à morte. Hoje, ele dá nome à lei de incentivo cultural do município.

  • Castiel Vitorino Brasileiro - Personalidades Negras do ES

    08

    Castiel Vitorino Brasileiro

    Mestra em Psicologia Clínica, artista visual e escritora. A prática artística e acadêmica de Castiel, que nasceu na Fonte Grande, em Vitória, resgata a força vital da cultura Bantu, que está na raiz da identidade do Brasil com legados na língua, na culinária e em expressões artísticas como o samba e a congada. Com exposições individuais e coletivas na sua trajetória, em 2022 apresentou um de seus trabalhos em Nova York, Estados Unidos.

  • Afronta MC - Personalidades Negras do ES

    09

    Afronta MC

    Revelação do hip-hop capixaba, Afronta MC é a primeira travesti rapper no Estado a conquistar espaço no mercado musical brasileiro. Autora de hits como “Loba” e “Se morde de raiva”, ela conquistou dois troféus neste ano no 1º Prêmio da Música Capixaba como “Artista Revelação” e “Destaque LGBTQIA+”.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais