ASSINE

Perdeu a placa do carro na chuva? Veja como pedir uma nova ao Detran-ES

No caso de veículos com a placa antiga (modelo cinza), é necessário repor pelo modelo de placas Mercosul

Rua dos jornalistas alagada pela chuva no bairro Novo Horizonte em Cariacica
Rua dos Jornalistas alagada pela chuva no bairro Novo Horizonte, em Cariacica. Crédito: Vitor Jubini

As fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo acabaram gerando alguns problemas para os condutores capixabas, como a perda da placa dos carros. Os veículos que passaram em pontos de alagamento sentiram o impacto dessa complicação.

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) oferece orientações de como repor a placa do veículo e como evitar multas de trânsito por dirigir com a ausência de uma das placas de identificação.

No caso de veículos com a placa antiga (modelo cinza), é necessário repor pelo modelo de placas Mercosul. Desde 10 de dezembro de 2018, estão em vigor no Estado as novas placas e não há mais fabricantes do modelo anterior, credenciados ao Detran-ES, e nem lacres para fixação da placa traseira.

COMO PROCEDER

O agendamento do serviço pode ser feito de forma online, acessando a área "veículos", no site www.detran.es.gov.br, ou através de agendamento, no site www.agendamento.es.gov.br, para atendimento presencial em uma unidade do Detran-ES. Os proprietários dos veículos necessitam realizar a vistoria em uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV), antes de solicitar o serviço.

Caso o condutor tenha perdido uma placa de modelo antigo, será necessário solicitar o serviço de "conversão de placa Mercosul a pedido". A taxa do Detran-ES, para este serviço, é de R$ 36,46 e inclui a atualização do documento do veículo com a nova placa. Em caso de veículos com a placa nova, o proprietário deve fazer a solicitação do serviço de "substituição de placa" e não haverá a cobrança da taxa.

Assim que for encaminhada a documentação e o pagamento for realizado (em caso de cobrança de taxa), o condutor irá receber um SMS com o código autorizador do emplacamento. Com isso, será necessário se dirigir com o veículo até uma Empresa Estampadora de Placas, credenciada pelo Detran-ES, para comprar e instalar a nova placa.

BOLETIM DE OCORRÊNCIA

É importante que o condutor que tenha perdido a placa registre um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia, seja presencial ou online. Adotar essa medida é fundamental para se resguardar, caso essa placa seja encontrada por outra pessoa e utilizada de forma indevida. 

PLACA MERCOSUL

Além de realizar a reposição da placa, em caso de perda, é obrigatória a utilização da placa Mercosul nos procedimentos de primeiro emplacamento do veículo, de transferência de propriedade quando existir a mudança de município, de mudança para outro município ou Estado, e na substituição das placas em decorrência de mudança de categoria do veículo ou furto, extravio, roubo ou dano da referida placa.

Para acessar a lista de empresas aptas a atuar como estampadoras de placas no ES, basta acessar o site do Detran-ES e ir à área de serviços credenciados. 

A Gazeta integra o

Saiba mais
Chuva no ES Detran carros chuva veículos

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.