> >
Pais denunciam estrutura de creche em Anchieta e alunos serão transferidos

Pais denunciam estrutura de creche em Anchieta e alunos serão transferidos

Imagens mostram rachaduras e buracos nas paredes; familiar relata que sala de aula já ficou alagada devido a vazamentos no imóvel

Carol Leal

Repórter / [email protected]

Publicado em 4 de julho de 2025 às 17:44

 Creche apresenta danos estruturais e vazamentos de água

Familiares estão preocupados com a situação estrutural da Creche Municipal Francisco Justi, localizada no bairro Alvorada, em Anchieta, município do litoral Sul do Espírito Santo. Imagens registradas por familiares mostram rachaduras e buracos nas paredes da escola, além de uma placa indicando que um dos banheiros havia sido interditado.

Vinícius Malini é pai de uma aluna e conta que ao levar a filha para a creche na última segunda-feira (23) se deparou com rachaduras na parede e com a sala de aula completamente alagada devido a vazamentos. Diante da situação, o servidor público registrou um boletim de ocorrência, entrou em contato com a Defesa Civil Municipal e com o Ministério Público do Espírito Santo (MPES). Ele diz que a sala ficou interditada, mas depois foi liberada na mesma situação.

"Até agora as crianças estão lá, debaixo dessa estrutura. A diretora da creche não dá nenhuma resposta para os pais. Quero ouvir da prefeitura ou de um engenheiro para falar que podemos deixar as crianças lá, que isso daí não oferece risco"

Vinícius Malini

Pai de aluna

Procurada pela reportagem de A Gazeta, a Prefeitura Municipal de Anchieta informou que aguarda o laudo técnico sobre a estrutura da creche, previsto para ser divulgado até a próxima semana. A administração pontou que está monitorando o imóvel e que quatro turmas serão realocadas para a Escola Municipal de Ensino Básico "Professora Patricia Fernandes Roffes", localizada a menos de 1 km da creche. A Prefeitura disse ainda que garante que a segurança dos alunos e servidores é prioridade.

00:00 / 01:51
Pais denunciam estrutura de creche em Anchieta e alunos serão transferidos

Por meio de nota, o MPES informou que foi instaurado um procedimento para apurar as condições estruturais da Creche Municipal Francisco Giusti. A Secretaria de Educação foi oficiada, mas ainda não respondeu o órgão. O Corpo de Bombeiros apontou danos estruturais e irregularidade da unidade, repassando o caso à Defesa Civil, e o MPES continuará acompanhando o caso para assegurar a segurança da comunidade escolar.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES) foi procurado pela reportagem, mas não retornou até o momento.

Estrutura de creche em Anchieta apresenta danos e preocupa familiares por Vinícius Malini
  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

defesa civil Escola ES Sul

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais