> >
Obra para evitar alagamentos vai beneficiar 21 bairros de Vila Velha

Obra para evitar alagamentos vai beneficiar 21 bairros de Vila Velha

A primeira intervenção será a instalação uma estação de bombeamento no canal da Costa; outras duas estações, que estão em fase de licitação, também serão construídas - uma no canal Marinho e outra na saída do canal Aribiri

Publicado em 8 de janeiro de 2021 às 20:20- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Data: 20/06/2017 - Canal da Costa em 2017 - Editoria: Política - Foto: SECUNDO REZENDE - GZ
Canal da Costa, região que vai receber a estação de bombeamento de água da chuva. (Segundo Rezende/Arquivo A Gazeta)

A partir de uma ordem de serviço assinada nesta quinta-feira (07), o município de Vila Velha terá uma estação de bombeamento de água da chuva instalada no canal da Costa, com o objetivo de evitar alagamentos na cidade. A informação foi divulgada na tarde desta sexta-feira (08) pela subsecretária de Saneamento e Programas Urbanos da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) do Governo do Espírito Santo, Zilma Peterli Lyra, em entrevista ao jornalista Fábio Botacin para a CBN Vitória.

Com a obra, 21 bairros do município canela-verde serão diretamente beneficiados. São eles:

  • Praia da Costa 
  • Itapoã
  • Coqueiral de Itaparica
  • Residencial Coqueiral
  • Cocal
  • Boa Vista I
  • Boa Vista II
  • Vista da Penha
  • Soteco
  • Cristóvão Colombo
  • Olaria
  • Divino Espírito Santo
  • Santa Mônica
  • Santa Mônica Popular
  • Praia de Itaparica 
  • Jardim Guadalajara 
  • Santa Inês 
  • Jaburuna
  • Centro
  • Glória 
  • Praia das Gaivotas

De acordo com a subsecretária, a região de influência da intervenção é muito maior do que o local em que a estação  de bombeamento será instalada. "Fica no final do canal da Costa, região de saída para a Baía de Vitória. Os beneficiários são todas as redes de drenagem, todo o sistema que de alguma forma deságua ao longo do canal. O canal começa ali perto da Avenida João Mendes, em Santa Mônica, e segue até a saída da vila militar, na Praia da Costa. Toda a região do entorno será beneficiada de forma direta ou indireta", afirmou.

Além desta estação, Lyra explica que haverá mais duas que serão instaladas e que já estão em fase de licitação, uma no canal Marinho e uma outra na saída do canal Aribiri. "Todas essas três estações contam com comportas de maré, para que, no caso de uma chuva forte em Vila Velha, com condições de maré desfavoráveis, o sistema feche as comportas, evitando que as águas adentrem o município e permitindo que, mesmo em condições de maré alta, nós consigamos bombear as águas sobre essas comportas", disse.

IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE BOMBEAMENTO

A subsecretária afirmou que o sistema de bombeamento que será instalado permitirá um melhor gerenciamento de condições adversas em dias chuvosos no município.

"Hoje, se chover e a maré estiver alta, com condições adversas, não se consegue tirar a água de forma eficiente dos bairros. Mas com o sistema de bombeamento, com a capacidade instalada, que é muito grande, a água terá condições de ser enviada para a baía de Vitória de forma muito mais eficiente. O problema de drenagem é contínuo e as estruturas de bombeamento são as mais caras e difíceis de serem construídas com recursos do próprio município, e foi aí que o Estado entrou para dar esse reforço para Vila Velha", frisou.

Data: 22/11/2019 - ES - Vila Velha - Alagamento na rua Luciano das Neves, Centro. Chuva na Grande Vitória - Editoria: Cidades - Foto: Vitor Jubini - GZ
Alagamento na rua Luciano das Neves, Centro de Vila Velha. (Vitor Jubini)

Segundo ela, a partir do momento em que todas as bombas forem instaladas, o município de Vila Velha irá gerir as águas de chuvas. Ela enfatizou que a obra não garante que não haverá pontos de alagamento na cidade, mas o problema deverá se resolver mais rapidamente. "Mas a principal parte já será resolvida com a instalação desse bombeamento. Se hoje um local fica alagado com 1 metro de água por 3 dias, ele poderá passar, por exemplo, a ficar com 20 centímetros de água, por apenas 2h ou 3h, mais ou menos, até essas águas conseguirem chegar na estação de bombeamento", acrescentou.

PRAZO

Segundo Zilma Peterli Lyra, a autorização de início das obras já foi dada. "Quem passar na posição onde ficará a estação de bombeamento, que é próximo à subida do morro do Moreno, verá que já começamos a limpeza do local. A empresa já começou a trabalhar e a previsão é de que em 9 meses a gente esteja com essa obra concluída e a partir daí começaremos uma operação assistida, em que o Estado não vai simplesmente entregar a estação para o município, mas vai, durante 6 meses, operar o sistema junto com os profissionais da Prefeitura de Vila Velha, para ensinar a operação e ajudar a entender como funciona", pontuou.

Dessa forma, serão 9 meses de obra e 6 meses de operação assistida, com previsão de entrega da estação da foz do canal da Costa por volta do dia 7 de setembro, prazo contado da assinatura da ordem de serviço, realizada nesta quinta-feira (07). Depois desta estação, a previsão é de que as próximas fiquem prontas até dezembro.

ESGOTO TRATADO

Segundo a subsecretária, o canal da Costa ainda conta com uma parte de esgoto sendo lançada nele. "Mas a Cesan já está trabalhando na universalização do esgoto e daqui a um tempo teremos 100% de esgoto tratado. O canal da Costa, que ainda recebe resíduos de esgoto, daqui a uns anos não receberá mais e será simplesmente um canal de drenagem, como deveria ser desde o início. O canal da Costa recebe hoje esgoto porque o sistema, até uns anos atrás, era misto. A estação de bombeamento que está sendo construída será para drenar água pluvial (de chuva)", disse.

CARIACICA

A princípio os bairros de Cariacica que ficam próximos de Vila Velha não serão beneficiados pela obra do canal da Costa. Apesar disso, um outro sistema deverá ser instalado mais para frente. "Este também está em fase de licitação e as empresas já entregaram os envelopes de propostas de preços. Será o sistema composto pelas estações de bombeamento que a gente chama de Marinho, ali do lado da Polícia Federal, na região de São Torquato, e a segunda, que seria a estação de bombeamento Laranja, ficará na região ao lado da estrada do dique, perto de Caçaroca. Também temos as estações de Cobilândia, que, na verdade, são bombas que beneficiarão a região da grande Cobilândia, Alvorada e indiretamente Primeiro de maio, Santa Rita e essa região que fica próxima do canal de Aribiri", afirmou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais