> >
Obra em praia de Guarapari deve ficar pronta até junho, diz prefeitura

Obra em praia de Guarapari deve ficar pronta até junho, diz prefeitura

A erosão causada pelo avanço do mar destruiu parte do calçadão e do muro na Praia da Areia Preta. O local está interditado desde o dia 14 de março

Publicado em 7 de abril de 2022 às 17:05

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura
Calçadão cede na Praia da Areia Preta, em Guarapari
Calçadão cede na Praia da Areia Preta, em Guarapari. (Fernando Madeira)

O trecho do muro e do calçadão da Praia da Areia Preta, em Guarapari, que cedeu por causa da erosão no mês de março, deve ser reconstruído em três meses. É o que prevê a prefeitura.

O local está interditado e já recebeu um enrocamento (colocação de pedras) para conter o avanço do mar em direção às calçadas, muros e imóveis construídos à beira-mar.

Aspas de citação

A erosão costeira marinha aconteceu em Meaípe e na Praia do Riacho. São problemas pontuais no município. Agora, tem esse problema local na Praia da Areia Preta, não afeta ela toda, é só um pequeno trecho

Emanuel de Oliveira
Secretário de Obras de Guarapari
Aspas de citação

De acordo com o secretário de Obras de Guarapari, Emanuel, a previsão é de que os serviços comecem na próxima semana. O processo de contratação da empresa está em fase final. O muro terá 60 metros. “Acredito que a obra comece na próxima semana. A previsão é de três meses de duração. Não tem o valor do contrato finalizado ainda”, explica.

Obra em praia de Guarapari deve ficar pronta até junho, diz prefeitura

O secretário foi questionado sobre a existência de estudos que atestem a capacidade da intervenção proposta conter a erosão. Conforme apontado por especialistas ouvidos por A Gazeta, o trecho deveria passar por um engordamento de praia combinado com um muro.

“O muro é um projeto de engenharia. No momento, por a gente entender ser algo pontual, não temos nenhum estudo de maré na região afetada. Onde a gente teve o problema mais representativo foi Meaípe. Lá, o Estado já fez o estudo”, ressalta.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais