> >
O superjato executivo de meio bilhão de reais que pousou em Vitória

O superjato executivo de meio bilhão de reais que pousou em Vitória

Na tarde desta quarta (18), pousou na capital capixaba um Gulfstream G700, um dos modelos mais cobiçados da aviação executiva; jato é o primeiro do Brasil

Publicado em 18 de junho de 2025 às 18:49

Aviação
O Gulfstream G700 pousou às 15h desta quarta-feira (18), no Aeroporto de Vitória Crédito: @bielspotter

Pontualmente às 15h desta quarta-feira (18), Vitória recebeu o primeiro Gulfstream G700, um dos jatos executivos de última geração mais cobiçados, modernos, valorizados (e caros) do mundo — o valor de uma unidade pode ultrapassar R$ 500 milhões. O modelo é um dos "queridinhos" da aviação executiva da atualidade e impressiona pela alta capacidade de autonomia, além de conforto e sofisticação.

Somado ao valor de mercado impressionante, o pouso na capital do Espírito Santo foi o primeiro de um modelo da fabricante norte-americana adquirido por um comprador brasileiro que chegou ao país. Conforme dados do Flightradar 24h, a aeronave deixou a fábrica na Geórgia, nos EUA, na terça (17), fez uma escala em Manaus (AM) e, após 3h21m de voo, tocou o solo de Vitória para seguir com os trâmites de nacionalização — a importação foi feita pela Comexport Trading, que também trouxe um Falcon 900 pertencente a Neymar.

Destino

Segundo fontes da área de comércio exterior ouvidas pela reportagem, o G700 foi encomendado durante o evento Catarina Aviation Show, em junho do ano passado e o comprador não é capixaba. Após a finalização dos trâmites para a liberação, que deve ocorrer em poucos dias, a aeronave seguirá para São Paulo.

O modelo em questão foi adquirido pela empresa paulista Prime You, que atua no seguimento de compartilhamento de jatos, helicópteros, barcos, imóveis e carros esportivos.

Aviação
A aeronave é a mais moderna de ultra-alcance e tem valor estimado em RS 500 milhões Crédito: @bielspotter

"De fato é o primeiro G700 trazido para o Brasil e significa muito para a aviação executiva brasileira, pois é a maior aeronave do segmento a entrar no país já declarada como uma importação individual", destacou uma fonte do setor ouvida pela reportagem de A Gazeta.

A vinda deste avião para o Brasil somente agora também se deve pela certificação da aeronave, ou seja, a liberação para o modelo voar no espaço aéreo brasileiro. Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu o Certificado de Tipo para o jato executivo GVIII-G700 no dia 23 de maio.

Aviação
Após pousar, o G700 foi levado para o pátio do antigo terminal de passageiros, em Goiabeiras Crédito: @wcaviacaovitoria

O modelo é uma versão derivada do GVI, homologado pela agência em agosto de 2015. O processo de validação durou cerca de 15 meses, e, com essa aprovação, o Brasil se torna o primeiro país da América Latina a permitir a operação do G700.

Luxuoso

Não foi por acaso que o bilionário Elon Musk adquiriu uma unidade do G700. O avião é uma referência em sofisticação e capaz de realizar rotas de longa distância, como São Paulo x Nova Iorque, sem a necessidade de reabastecimento.

Segundo a fabricante, o avião é um jato executivo de ultralongo alcance, sendo capaz de voar até 14.353 mil quilômetros de distância, com capacidade para levar até 19 passageiros entre tripulação e passageiros, dependendo da configuração escolhida pelo comprador. A aeronave atinge até 1.117 km/h, impulsionada por dois motores Rolls-Royce Pearl 700.

O Gulfstream G700 é o jato executivo de última geração mais moderno do segmento e apresenta elevado nível de luxo e autonomia por Divulgação/Prime You e Gulfstream

ES na rota

A vinda do Gulfstream G700 para o Espírito Santo não ocorreu por acaso. O Estado se notabiliza como referência em importação de aeronaves em processo de nacionalização devido aos incentivos fiscais e agilidade junto à Receita Federal encontrados pelas empresas importadoras, além da localização estratégica.

O G700 recebeu a matrícula PS-MGG e foi comprado por uma empresa de São Paulo
O G700 recebeu a matrícula PS-MGG e foi comprado por uma empresa de São Paulo Crédito: @bielspotter

O ES é a principal porta de entrada e o Estado mais procurado do Brasil, movimentando milhões de dólares (e bilhões de reais). Neymar e Gusttavo Lima já se beneficiaram das vantagens e nacionalizaram aviões por aqui. Apenas entre janeiro e outubro de 2024, cerca de R$ 8 bilhões de reais foram movimentados com importações de helicópteros e aviões no Estado, sendo que cerca de 90% das aeronaves importadas no Brasil chegam pelo ES.

Eles são apenas dois dos multimilionários que trouxeram aeronaves de fora do Brasil

De acordo com especialistas do setor, mais jatos devem chegar em breve ao Espírito Santo para serem nacionalizados.

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Aviação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais