ASSINE

O que fica liberado no ES com a maioria das cidades em risco baixo

A Gazeta fez um apanhado das principais regras de funcionamento das atividades nos 75 municípios de risco baixo e nos 3 de risco de moderado. Não há cidades com risco alto no Espírito Santo

Publicado em 19/09/2020 às 13h11
Atualizado em 19/09/2020 às 13h11
Comércio na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande
Comércio na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande: funcionamento sem limite de horário. Crédito: Fernando Madeira

Com a melhora no quadro da pandemia no Espírito Santo, quase todos os municípios capixabas entraram para o risco baixo para o coronavírus. Desta forma, boa parte das atividades econômicas e sociais está liberada em quase todo o Estado a partir de segunda-feira (21), mas ainda é preciso seguir regras de distanciamento social para evitar o contágio. O uso de máscaras também continua obrigatório em todos os municípios.

A Gazeta fez um apanhado das principais regras do governo do Estado para o funcionamento das atividades nos municípios de risco baixo (que abrange 75 cidades do Espírito Santo, incluindo a Grande Vitória) e nos de risco de moderado (que inclui apenas IbatibaMontanha e São José do Calçado). Não há cidades com risco alto no Espírito Santo.

23º Mapa de risco: Espírito Santo tem 75 municípios no menor nível de contaminação da Covid-19
23º Mapa de Risco: Espírito Santo tem 75 municípios no menor nível de contaminação da Covid-19. Crédito: Divulgação/Governo do ES

A nova classificação é resultado da redução da taxa de ocupação dos leitos de UTI, que agora está em 47% das vagas prováveis para a Covid-19, na menor faixa de vulnerabilidade da matriz de risco, que varia de zero a 50%.

Somado a esse fator, a melhoria dos indicadores dos municípios – diminuição da média móvel de óbitos e de casos ativos (pessoas que podem transmitir a doença) e aumento da testagem dos moradores – contribuiu para o mapa do Espírito Santo mudar de cor. Confira o que funciona e quais as regras em seu município:

  1. 01

    COMÉRCIO DE RUA

    Nos 75 municípios em risco baixo, as lojas de rua podem funcionar sem restrição de horário. Entretanto, devem atender apenas um cliente por 10m². O distanciamento social em filas e uso de máscaras também continua obrigatório. Já nas cidades com risco moderado, o comércio pode funcionar por seis horas diárias, não podendo estar aberto após as 18h.

  2. 02

    SHOPPINGS

    Funcionamento sem restrição de dia e horário nas cidades de risco baixo, mas com 50% da ocupação. Já nos municípios de risco moderado, os centros comerciais podem abrir de segunda a sábado, de 12h às 20h.

  3. 03

    ACADEMIAS E SIMILARES

    As academias podem funcionar sem restrição de horário e sem agendamento prévio de alunos nas cidades com risco baixo e moderado. As atividades aeróbicas também estão liberadas, mas mantendo o distanciamento social. Nos municípios de risco baixo, também está autorizado a prática de pilates para maiores de 60 anos e prática de atividades coletivas aeróbicas em locais abertos sem público.

  4. 04

    BARES E RESTAURANTES

    Funcionamento de bares e restaurantes sem restrições de horários e dias da semana em cidades de risco baixo. Mas é preciso respeitar o distanciamento social e a presença de um cliente a cada 10m². Nas três cidades de risco moderado, os bares não podem abrir e os restaurantes funcionam só até as 18h.

  5. 05

    PARQUES

    Os parques estão com o funcionamento liberado em cidades de risco baixo e moderado. Nos municípios de risco baixo, a abertura pode ocorrer, inclusive, aos finais de semana.

  6. 06

    CINEMAS

    Os cinemas continuam fechados em todo o Espírito Santo. Eles podem funcionar apenas no formato drive-in

  7. 07

    BOATES

    Boates e casas de shows também seguem com o funcionamento suspenso em todo o Espírito Santo.

  8. 08

    EVENTOS SOCIAIS

    O governo do Estado libera, a partir da próxima segunda-feira (21), eventos sociais com no máximo 100 convidados para eventos de público adulto, mas o uso das pistas de dança vai continuar proibido. As mesas deverão se manter posicionadas com, no mínimo, 2 metros de distância umas das outras. As regras detalhadas devem ser divulgadas ainda neste sábado (19).

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.