> >
Número de leitos de UTI aumenta, mas taxa de ocupação continua alta no ES

Número de leitos de UTI aumenta, mas taxa de ocupação continua alta no ES

Oferta de vagas no SUS está próxima do limite que pode levar o Estado a adotar medidas mais restritivas para diminuir a pressão sobre o sistema de  saúde

Publicado em 9 de junho de 2020 às 19:13

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Serra - ES - Hospital Dório Silva
No Hospital Dório Silva, na Serra, a taxa de ocupação dos leitos de UTI chegou a 97%. (Vitor Jubini)

Mesmo com a ampliação da oferta de leitos no Espírito Santo, a taxa de ocupação na UTI com pacientes infectados pelo coronavírus permanece alta. O indicador oscilou para cima, chegando a 84,59% nesta terça-feira (9). O cenário permanece crítico, aumentando o risco de o governo adotar medidas mais restritivas para reduzir a pressão sobre o sistema de saúde. 

A semana começou com 602 leitos de terapia intensiva mais 634 de enfermaria, e taxa de 84,22%. Nesta terça, houve um acréscimo de 10 vagas, sendo oito na UTI, mas a ocupação também aumentou. 

Com maior demanda, a Grande Vitória é a região com a taxa mais elevada, registrando 87,78% de ocupação. No Sul e no Norte, os indicadores também estão altos, em 83,58% e 75,34%, respectivamente, e a região Central apresentou um crescimento expressivo em apenas 24 horas, passando de 42,86% para 60,71%.

Dos 22 hospitais que oferecem vagas de UTI para pacientes com a Covid-19 pelo SUS, em quatro o limite de capacidade já foi atingido, e em outros seis a ocupação é superior a 90%. No Dório Silva, na Serra, a taxa chegou a 97%. 

A taxa de ocupação dos leitos de UTI no Espírito Santo é um dos indicadores que o governo utiliza para adotar as medidas de contenção do avanço do coronavírus no Estado. Se chegar a 91%, o lockdown será implementado em todos os municípios onde houver o risco extremo de contágio. 

O isolamento social também é um componente que pode contribuir para o bloqueio total de atividades, uma vez que a taxa permanece baixa. Na segunda-feira (8), ficou em 46,12%, enquanto que o mínimo deveria ser 55%. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais