Repórter / [email protected]
Publicado em 19 de março de 2025 às 11:06
Entre as quase 30 intervenções do chamado Plano Mobilidade Leste, em Vitória, e que vêm mudando o cenário do trânsito na Capital, uma deve ser entregue até o final deste mês: o acesso direto da Rua Humberto Martins de Paula, na saída da Terceira Ponte, até a região da Curva da Jurema e Ilha do Boi.>
O prazo inicial, como mostrou A Gazeta, conforme projeção da Prefeitura de Vitória, era o final de janeiro. Entretanto, devido a obras ligadas à rede de esgoto promovidas pela Cesan na região, o cronograma sofreu atraso.>
Agora, segundo Gustavo Perin, secretário de obras de Vitória, na última semana de março, os motoristas já vão começar a encontrar as mudanças de forma efetiva na região.>
"Estamos finalizando as personalizações horizontais, fazendo as calçadas, rampas de acessibilidade para travessia de pedestres e ciclistas. Estamos com um esforço para manter o compromisso de iniciar a operação na última semana deste mês", disse o gestor em conversa com a reportagem.>
>
Com o trânsito sendo liberado, motoristas e motociclistas vão poder fazer o seguinte trajeto:>
Nessa área, outras obras também são realizadas para que a Avenida José Miranda Machado (que faz a Orla da Curva da Jurema) passe a ser de mão dupla, com um maior número de faixas, além da instalação de uma rotatória para melhor fluxo do trânsito na entrada da Ilha do Boi. >
Nesse trecho da Curva da Jurema e Ilha do Boi, as intervenções nas ruas Marília Scarton Coutinho e Victor Civitá devem funcionar, de forma integral, a partir de meados de abril, como projeta a Secretaria de Obras de Vitória. >
Com as mudanças na Avenida José Maria Machado, a Rua Victor Civitá terá seu sentido invertido para que se conecte com a Rua Marília Scarton, que passa a ser de mão dupla na região conhecida como Enseadinha (embaixo da Terceira Ponte), tornando-se uma opção para saída tanto no sentido Avenida Américo Buaiz quanto no sentido Avenida Nossa Senhora dos Navegantes.>
Já quem entra na Marília Scarton pode seguir até a Ilha do Boi e a Curva da Jurema no trajeto que já é conhecido, fazendo a conversão à direita após sair da Avenida Nossa Senhora dos Navegantes.>
Segundo Eduardo Borges, engenheiro civil, mestre em urbanismo e diretor da Associação dos Moradores, Empresários e Investidores da Enseada do Suá (Amei-ES), a expectativa de quem vive na região é voltada para que as obras apresentem resultados efetivos no trânsito.>
"Depois de dez anos de sugestão e discussão do projeto, com iniciativa da Associação, é muito gratificante ver o que propusemos em papel virar realidade", pondera. >
O pacote de obras, iniciado em julho de 2024, tem planejamento para entrega ao fim do primeiro semestre de 2025 e ainda contempla as mudanças já feitas nos acessos à Terceira Ponte e drenagem para que alagamentos sejam evitados nas regiões próximas à Enseada do Suá.>
São quase 30 intervenções em diferentes pontos da cidade. As melhorias previstas no Plano Mobilidade Leste incluem pavimentação, sinalização, drenagem, baias de ônibus e faixas adicionais. Ainda segundo a gestão municipal, o plano foi elaborado e validado com a participação das associações de moradores dos bairros onde houve ou haverá alguma intervenção. >
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta