> >
Novo mapa de risco no ES: veja eventos que podem funcionar e as regras

Novo mapa de risco no ES: veja eventos que podem funcionar e as regras

Do total de municípios capixabas, 75 estão classificados em risco baixo e contam com maior flexibilização, com regras e medidas de segurança. No entanto, boates e casas de shows seguem fechadas em todo o Estado até pelo menos o final de outubro.

Publicado em 19 de outubro de 2020 às 11:46

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Pista de dança
Shows e eventos com pista de dança estão proibidos no Estado até, pelo menos, final de outubro. (Geralt/Pixabay)

Entrou em vigor nesta segunda-feira (19) e válido até o próximo domingo (25), o mais novo mapa de risco do coronavírus no Espírito SantoDo total de municípios capixabas, 75 estão classificados em risco baixo, incluindo toda a Grande Vitória. Apenas três estão em risco moderado (AnchietaConceição da Barra e Santa Teresa). Não há nenhum município com risco alto. As cidades com risco baixo para a transmissão da Covid-19 contam com maior flexibilização quanto aos eventos, por exemplo, mas há regras e medidas de segurança a serem cumpridas.

É através do mapa de risco que o governo do Estado define o que pode e como pode funcionar em cada cidade capixaba. Para orientar a população sobre as regras de funcionamento, A Gazeta reuniu as principais medidas adotadas pelo Estado. Na mudança mais recente, o governo passou a liberar eventos sociais com até 300 pessoas, como formaturas e casamentos, a partir do dia 23 de outubro. Boates, casas de shows e eventos com pista de dança, no entanto, seguem proibidos em todo o Estado.

A matriz de risco leva em conta os seguintes fatores: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, a quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes, média móvel de óbitos dos últimos 14 dias e a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, ou seja, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. Veja o que pode e o que não pode funcionar na sua cidade:

  • 01

    CINEMAS E TEATROS

    As atividades de teatro, cinema e feiras – como as de meio ambiente e de artesanato –, realizadas em locais fechados, além de circo e parques de diversão tiveram o seu funcionamento autorizado pelo governo do Estado nas cidades de risco baixo. Além do uso de máscara, álcool em gel e distanciamento, as empresas só podem funcionar com até 40% da capacidade 

  • 02

    EVENTOS SOCIAIS

    A partir do próximo dia 23, os eventos sociais, como as festas e casamentos, realizados em cerimoniais, poderão receber até um limite de 300 pessoas no Espírito Santo. Até lá, esse limite é de 100 participantes. Mas será preciso um espaço de 5 metros quadrados para cada participante. Seguem proibidos alguns tipos de eventos, como shows e pista de dança.

  • 03

    SHOPPINGS

    Funcionamento sem restrição de dia e horário nas cidades de risco baixo, mas com 50% da ocupação. Já nos municípios de risco moderado, os centros comerciais podem abrir de segunda a sábado, as 12h às 20h.

  • 04

    PARQUES

    Os parques estão com o funcionamento liberado em cidades de risco baixo e moderado. Nos municípios de risco baixo, a abertura pode ocorrer, inclusive, aos fins de semana.

  • 05

    COMÉRCIO DE RUA

    Nos municípios em risco baixo, as lojas de rua podem funcionar sem restrição de horário. Entretanto, devem atender apenas um cliente por 10m². O distanciamento social em filas e uso de máscaras também continua obrigatório. Já nas cidades com risco moderado, o comércio pode funcionar por seis horas diárias, não podendo estar aberto após as 18h.

  • 06

    BOATES

    As boates  e casas de shows seguem fechadas em todo o Espírito Santo até pelo menos o final de outubro.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais