Colunista de Famosos

"Covid é covarde", diz pai de primeira-dama de Cariacica após se curar

Seu Ronaldo voltou para casa na noite desta quinta (15) após dois meses internado pelo coronavírus e infecção provocada por cirurgia de urgência

Publicado em 16/10/2020 às 10h32
Curado da Covid-19, pai de primeira-dama de Cariacica recebe alta sob aplausos de profissionais de saúde de hospital da Praia da Costa, em Vila Velha
Curado da Covid-19, pai de primeira-dama de Cariacica recebe alta sob aplausos de profissionais de saúde de hospital da Praia da Costa, em Vila Velha. Crédito: Nabila Furtado

O depoimento do comerciante Ronaldo Rocha Furtado, que é pai da primeira-dama de Cariacica, Nabila Furtado, emociona não só pela superação do coronavírus, mas pela gratidão do homem de 54 anos pelos cuidados que recebeu após ser diagnosticado com a Covid-19.

"A lição que eu tirei é que a Covid é covarde. E a UTI... A gente tem que valorizar muito quem trabalha lá. As pessoas que lidam com a gente são sensacionais. Não é UTI. É um pedaço do céu. Só tem anjo naquele lugar. Meu tratamento foi feito com pessoas maravilhosas, que me ajudaram a manter a vida. E acho que passei a valorizar isso ainda mais. Fico emocionado só de falar, de lembrar", contou, à coluna, na manhã desta sexta (16), horas após voltar à casa, em Aracruz.

Ronaldo foi internado no dia 17 de agosto e só teve alta na noite desta quinta (15). Ele passou por complicações provocadas pela infecção do novo vírus e chegou a ter que se submeter a uma cirurgia de urgência para tratar doença nos rins. "Eu já estava me programando para operar, mas a pandemia atrapalhou os planos", disse.

E continua: "Só que a situação dos rins ficou mais complicada (tinha cálculos) e tive que operar enquanto fiquei internado. Foram dois meses internado e 10 dias entubado. Só que após a cirurgia peguei uma infecção urinária e o quadro ficou desestabilizado".

Na operação, seu Ronaldo teve um cateter de Duplo J colocado nos rins, um mecanismo usado para o tratamento de cálculos. "Mas agora estou bem, não sinto nada. Estou tomando alguns outros remédios para continuar com tudo controlado. Mas a pressão alta está estável, a diabetes está controlada... E estou ótimo", comemora.

Nabila Furtado

Primeira-dama de Cariacica e coordenadora do Miss Espírito Santo

"Foram dias que não desejo para ninguém "

De Cariacica, onde mora com o marido, Nabila acompanhou toda a angústia da família à distância. Mas na noite desta quinta, levou o pai do hospital da Praia da Costa, em Vila Velha, de volta à casa da família em Aracruz. "Foram momentos de muita tristeza. Passamos por uma fase complicada. No mesmo dia que meu pai foi diagnosticado, minha mãe começou a apresentar sintomas e ela (a mãe) e minha irmã testaram positivo em seguida", relembra.

Segundo Nabila, que também é coordenadora do Miss Espírito Santo, o momento é de agradecer: "Agora é um alívio. Todos curados e agora é a reta final da recuperação. Foram dias de incerteza... A gente vê que não sabe nada do vírus mesmo. O que eu falo para as pessoas é para manterem a fé em Deus. Manter as orações e com fé em Deus dá tudo certo".

A Gazeta integra o

Saiba mais
Aracruz Espírito Santo Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 Fique bem aracruz capixaba capixaba celebridades espírito santo Famosos Miss Espírito Santo Nabila Furtado

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.