> >
Mortes por coronavírus no Brasil dizimariam 12 cidades do ES juntas

Mortes por coronavírus no Brasil dizimariam 12 cidades do ES juntas

País atingiu a marca de 100 mil mortos no último sábado (8); comparações com a realidade do Estado ajudam a ter noção da quantidade de vidas perdidas

Publicado em 10 de agosto de 2020 às 17:24

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vitória - Efeito coronavírus - Ruas de acesso à Terceira Ponte estão vazias. Os registros foram feitos por volta das 17h, quando o trânsito em dias normais é congestionado
Vitória é uma das poucas cidades do ES que tem mais de 100 mil habitantes, ainda assim, mortes no Brasil equivalem a 30% da população total. (Fernando Madeira)

novo coronavírus já tirou a vida de mais de 100 mil brasileiros. A marca trágica foi atingida no sábado, dia 8 de agosto. Se essa perda fosse transferida para a realidade do Espírito Santo, ela seria suficiente para dizimar toda a população de 12 municípios capixabas, de uma só vez.

Mortes por coronavírus no Brasil dizimariam 12 cidades do ES juntas

Virariam cidades fantasmas: Divino São LourençoBom Jesus do NorteDores do Rio PretoApiacáIbitirama e Atílio Vivácqua, no Sul do Estado; Mucurici e Ponto Belo, no Norte; e Alto Rio NovoVila PavãoSão Domingos do Norte e Águia Branca, na Região Noroeste. Juntas, elas têm quase 93 mil habitantes.

Além delas, praticamente 70% dos moradores (cerca de 7 mil pessoas) de Presidente Kennedy também deixariam de existir. Todos os dados populacionais utilizados foram retirados do último censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2010.

Em outro tipo de comparação, os mortos da pandemia representam mais pessoas que as populações de 69 municípios capixabas, de forma isolada. Apenas VitóriaVila VelhaSerraCariacicaGuarapariLinharesSão MateusColatina e Cachoeiro de Itapemirim têm mais gente no Estado.

No entanto, durante os últimos dois meses, o Brasil tem registrado uma média próxima de 7 mil novas mortes por semana. Isso significa que mais 21 mil óbitos podem acontecer até o final do mês - o que, consequentemente, faria com que três dessas cidades deixassem de integrar a lista, ainda em agosto. Nesse domingo (9), o país já registrava 101.049 mortos.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais