Leia as principais notícias do cotidiano do ES e fique informado sobre saúde, educação, segurança pública, meio ambiente e muito mais sobre o dia a dia do nosso Estado.

Morre Ilaria Rossi de Vasconcellos, personalidade ligada à educação em Colatina

Ilaria era esposa do educador Pergentino de Vasconcellos, fundador do Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc), e avó do atual prefeito da cidade, Renzo Vasconcelos (PSD)

Publicado em 22/11/2025 às 10h31
Morre Ilaria Rossi de Vasconcellos, referência histórica e matriarca de família tradicional de Colatina
Morre Ilaria Rossi de Vasconcellos, referência histórica e matriarca de família tradicional de Colatina. Crédito: Divulgação - Prefeitura de Colatina

Morreu, aos 98 anos, Ilaria Rossi de Vasconcellos, personalidade amplamente respeitada em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. Matriarca de uma família envolvida com o desenvolvimento da educação superior na cidade, ela era avó do atual prefeito de Colatina, Renzo Vasconcellos (PSD). Ilaria faleceu pouco antes das 5h deste sábado (22), de causas naturais, em casa. Estava acompanhada da família.

A administração da cidade decretou luto oficial de cinco dias. Em um post nas redes sociais, a prefeitura lamentou o falecimento. "Sua história deixa um legado afetivo, histórico e de compromisso com a comunidade colatinense", destaca a nota de pesar. 

A Prefeitura de Vitória também manifestou pesar pelo falecimento de Ilaria e informou, em seu site, que, "em reconhecimento à sua trajetória e relevância, o prefeito Lorenzo Pazolini decretou luto oficial de três dias no município". 

Ela era esposa do advogado e educador Pergentino de Vasconcellos, fundador do Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc) e de outras instituições. Acompanhou, por mais de sete décadas, a construção de projetos nas áreas de educação superior, saúde e desenvolvimento comunitário. 

Mesmo sem exercer funções públicas ou institucionais, desempenhou um papel essencial no apoio às iniciativas. Amigos e familiares consideram que sua influência discreta, mas firme, foi fundamental em momentos importantes da história local.

Ilaria era descrita como elegante, gentil e acolhedora, além de uma presença marcante em eventos acadêmicos e comunitários. 

O prefeito Renzo Vasconcelos também se manifestou nas redes sociais, em uma despedida da avó. "Uma mulher de fé, generosidade e amor imenso, que marcou nossas vidas com sua doçura e força. Fica a saudade, ficam as memórias, fica o carinho eterno. Descanse em paz, vó", diz trecho da mensagem. 

O Unesc também prestou homenagens a Ilaria, a quem chamou de "mãe" da instituição de ensino. "Uma presença acolhedora, visionária e incansável, que dedicou sua vida a construir, cuidar e fortalecer esta instituição. Seu olhar humano, sua generosidade e sua capacidade de inspirar deixaram marcas que permanecerão para sempre em nossa história e em cada pessoa que aqui encontrou acolhimento e oportunidade", registra a postagem. 

Nas redes sociais, uma série de autoridades políticas, ex-alunos do Unesc e conhecidos de Ilaria também manifestaram seu pesar. 

O velório terá início às 10h, na Arena UNESC, em Colatina. O sepultamento está marcado para as 17h, no Cemitério São Vicente. 

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.