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Moradores de Cariacica relatam dificuldades e erros em nova plataforma de vacinação

Moradores de Cariacica relatam dificuldades e erros em nova plataforma de vacinação

Segundo moradores do município, além de erros cadastrais, a nova plataforma dificulta a marcação de agendamentos para terceiros, o que pode atrasar a vacinação da população

Publicado em 20 de julho de 2021 às 13:30

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Plataforma Vacina e Confia, do Governo do Estado.
Plataforma Vacina e Confia, do Governo do Estado. . (Reprodução)

Registro de vacina com marca de laboratório diferente da que foi aplicada, data de vacinação errada, cadastros com endereços de outros estados e dificuldade de agendar a vacinação para terceiros. Esses são alguns dos problemas relatados por moradores de Cariacica que, desde a última segunda-feira (19), utilizam o site Vacina e Confia (www.vacinaeconfia.es.gov.br), do governo do Estado, para o agendamento da vacina contra a Covid-19.

A plataforma foi lançada no dia 8 de julho com o objetivo de proporcionar aos municípios uma ferramenta simplificada e de fácil acesso para a Campanha de Imunização contra a Covid-19. No entanto, para Rosângela Tschaen, 35, moradora de Santa Cecília, em Cariacica, a realidade é diferente.

Rosângela conta que tomou a vacina da Pfizer no dia 10 de julho na Unidade de Saúde de Santa Fé, bairro próximo onde mora,  mas o seu cadastro no site Vacina e Confia contém informações erradas sobre a sua imunização.

“A data da primeira dose e a marca da vacina estão erradas. Na plataforma, diz que eu tomei Astrazeneca, mas eu fui vacinada com a Pfizer. Liguei para o número do site, que diz que não existe, e agora vou mandar um e-mail para tentar resolver. O problema maior é que, quando chegar a hora de tomar a segunda dose, quero que tenha vacina para mim, e a vacina correta”, pontua.

Rosângela Tschaen, de 35 anos, tem os seus dados cadastrais no site Vacina e Confia diferentes do que está em seu comprovante de vacinação. (Arquivo pessoal)

O marido dela, Carlos Tschaen, 34 anos, foi imunizado com a vacina da Pfizer no dia 14 de julho. No entanto, no site Vacina e Confia, a informação é de que ele ainda não foi vacinado.

Aspas de citação

O site aparece com vários erros e não foi melhor para a população. Esses erros podem gerar outros erros, como pessoas tomando vacinas de marcas diferentes, ficando sem vacina, ou tomando mais de duas doses

Rosângela Tschaen
Moradora de Cariacica
Aspas de citação

Outra moradora do município que enfrentou dificuldades com a plataforma do governo foi a Marilane Miguel da Conceição Sorge, 38 anos. Quando tentou fazer o agendamento para a sua mãe, Ladir Belarmina, de 60 anos, o endereço que aparecia no site era de Minas Gerais.

“A minha mãe é de Santa Rita do Itueto, em Minas Gerais, onde ela emitiu o CPF, mas mora no Espírito Santo há mais de 20 anos. Fui na Secretaria de Saúde de Cariacica e, inicialmente, fui informada de que não poderiam me ajudar porque a plataforma é do governo do Estado. Em seguida, uma moça mais solícita quebrou a cabeça comigo e conseguiu corrigir a atualizar o endereço para Cariacica, onde ela mora”, explica.

AJUDA DE TERCEIROS

Por conta do sistema de agendamento adotado pelas prefeituras da Grande Vitória, criou-se uma rede de solidariedade a fim de otimizar a marcação da vacina para aquelas pessoas que não têm habilidade ou acesso à internet. No entanto, uma das reclamações com a nova plataforma Vacina e Confia é que ela dificulta esse agendamento para terceiros.

“Na plataforma antiga, eu agendei para cerca de 10 pessoas, seja porque não tinham internet ou porque eram muito idosas e não sabiam mexer na internet. Agora não consigo ajudar ninguém porque o site exige que para fazer o agendamento, a pessoa faça o login. É ruim para todos”, salienta Rosângela Tschein.

Já para Marilane essa dificuldade de agendar a vacinação para terceiros pode atrasar a vacinação da população carente, que, geralmente, é a que mais precisa de ajuda.

Aspas de citação

O que parecia que ia melhorar, piorou. Muitas pessoas não têm acesso à internet, não sabem como agendar, e nós ajudávamos. Agora não tem como mais. Isso prejudica o agendamento da vacina para a população

Marilane Miguel da Conceição Sorge
Moradora de Cariacica
Aspas de citação

O QUE DIZ A PREFEITURA

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica informou, por meio de nota, que as equipes das unidades básicas de saúde continuam à disposição dos munícipes que não possuem acesso à internet para realizar o agendamento de vacinas.

"Sobre as pessoas que ajudam outras a realizarem agendamento, a Secretaria de Saúde reforça que o cadastro individual é simples e rápido de ser concluído, e orienta que realizem o cadastro individual de cada pessoa", disse.

Sobre o caso relatado por Rosângela, houve equívoco de digitação no momento de registro da vacina. A Semus já corrigiu os dados no sistema.

Sobre a situação de Carlos Tschaen, marido de Rosângela, a prefeitura esclareceu que ele foi imunizado no último dia 13 com a primeira dose da vacina da Astrazeneca, data em que estava havendo transição dos sistemas de registro da Semus para o do governo do Estado, motivo pelo qual foi necessário a digitação em data posterior à data de aplicação. Atualmente os dados já estão sendo digitados em tempo real. As informações dele já estão atualizadas no sistema.

O QUE DIZ A SESA

Já a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informou que a equipe de Tecnologia da Informação tem trabalhado na curadoria dos dados importados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

"Quando encontrada alguma inconsistência, a mesma é corrigida. Entretanto, a Sesa frisa que podem ter ocorrido erros de digitação por parte do município ao registrar a dose no SI-PNI e, portanto, este erro refletirá em uma informação incorreta no sistema Vacina e Confia", disse por meio de nota. 

A Sesa ressaltou ainda  que o portal Vacina e Confia é a primeira plataforma de registro/agendamento de vacina do Estado do Espírito Santo, e realiza os agendamentos por CPF, ou seja, cada cidadão precisa ter o seu cadastro para poder agendar sua vacina e ter acesso a outras informações de interesse pessoal. No entanto, não inviabiliza a possibilidade de outra pessoa realizar o agendamento, desde que tenha acesso ao CPF do usuário que será vacinado.

Quanto a possibilidade de disponibilizar o acesso à vacinação para aquelas pessoas que não possuem acesso à internet, a Sesa informou que é uma prerrogativa do município, não estando diretamente relacionada à plataforma. A orientação é que o cidadão se informe diretamente em seu município de residência.

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