> >
Morador lesado com problema de falta de água pode pedir reembolso, diz Cesan

Morador lesado com problema de falta de água pode pedir reembolso, diz Cesan

Vários moradores enfrentam há uma semana interrupções no abastecimento em bairros de Cariacica e Viana. Cesan diz que o fornecimento foi retomado, mas casas em locais mais altos ainda devem demorar para ter serviço restabelecido

Publicado em 4 de fevereiro de 2021 às 13:15- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Moradores relatam falhas no abastecimento há vários dias
Moradores relatam cor amarelada em água no bairro Mucuri. (Internauta)

Moradores que se sentiram lesados devido a falhas no abastecimento de água em Cariacica e em Viana podem pedir reembolso de parte do valor pago na conta. A informação foi repassada pelo gerente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Valdik Fanchiotti.

Vários bairros de Cariacica têm enfrentado já há uma semana interrupções no abastecimento. O problema é relatado por moradores de pelo menos três bairros de Cariacica e dois de Viana. E aqueles que recebem a água em casa contam que ela vem barrenta e da cor amarela.

"Quem se sentir lesado pode procurar os escritórios de atendimento da Cesan, que é concedido um crédito na próxima conta para cobrir esses prejuízos que o cliente teve. A pessoa leva os documentos, a conta, é aberto um processo para avaliar e é feito um reembolso", explicou o gerente da Cesan em entrevista à CBN Vitória.

O gerente explicou que houve a interrupção do fornecimento de água para limpeza de parte de uma bomba do sistema Jucu, que abastece municípios como Viana e Cariacica. A sujeira foi causada por uma chuva na cabeceira do Rio Jucu, que transportou materiais.

O fornecimento foi retomado, mas casas que ficam em locais mais altos ainda devem demorar algumas horas para ter o serviço restabelecido, segundo o gerente da Cesan. Ele afirmou ainda que o morador pode também pedir pelo número 115 a presença de um caminhão-pipa para ajudar no abastecimento.

Moradores informaram que a água voltou em alguns bairros, mas ainda de forma precária e com a cor amarelada. A recepcionista Stefanny Kethelyn, que mora em Santa Bárbara, contou a água voltou, mas apenas em parte da casa e com uma qualidade muito ruim.

Ela tem que comprar marmita no cartão de crédito por falta de água adequada para cozinhar. "Voltou, mas voltou barrenta e só na torneira do banheiro. Ainda não é suficiente para cozinhar", lamentou.

Outra moradora de Cariacica, a Amanda Pereira Luz, de Mucuri, diz que o bairro enfrenta essa instabilidade no abastecimento desde o dia 26 de janeiro.  Nesta quinta-feira (4), a água voltou, mas barrenta. Ela mandou foto de como as roupas da família ficam manchadas quando ela usa a água para lavar as peças. "Está bem barrenta. Boto a água em um balde branco e quando jogo a água fora, o balde fica com barro. As roupas mancham quando a gente lava", relatou.

Este vídeo pode te interessar

A área mais afetada compreende bairros entre a Rodovia do Contorno, em Cariacica, e a Polícia Rodoviária Federal, em Viana. São bairros como Universal, Vila Bethânia, Nova Bethânia, Marcílio de Noronha, Industrial e São Francisco.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais