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Publicado em 22 de janeiro de 2025 às 12:31
O mês de janeiro deve ser o ponto de partida para a construção do mergulhão, no bairro Jardim Camburi, em Vitória, obra que promete melhorar o fluxo de veículos na capital e impactar diretamente o trânsito da região metropolitana. A expectativa inicial era começar a obra em setembro de 2024. Segundo o secretário de Obras de Vitória, Gustavo Perin, a instalação do canteiro, que vai delimitar a primeira área de intervenção, deve acontecer até a próxima semana, e o prazo para entrega da estrutura permanece para o início de 2027. >
A ordem de serviço foi assinada em julho de 2024. O valor investido será de R$ 77 milhões. O trecho da construção engloba partes da Avenida Dante Michelini e rua Gelu Vervloet dos Santos, conhecida como Rodovia Norte Sul. Conforme o projeto, a previsão é que a construção do mergulhão reduza o tempo de travessia da interseção, que hoje é de até 88 segundos, para 10 segundos. O objetivo é melhorar a circulação de veículos e a fluidez do bairro Jardim Camburi.>
Em entrevista ao repórter João Brito, da TV Gazeta, o secretário afirmou que, apesar da mudança na data de início da construção, a instalação do mergulhão "continua no cronograma". Desde julho, segundo Gustavo Perin, o consórcio vencedor da licitação se concentrou em obter o licenciamento ambiental e também a desafetação de uma área que pertencia ao Aeroporto de Vitória.>
Gustavo Perin
Secretário de Obras de VitóriaA Prefeitura de Vitória não estabeleceu uma data para instalação do canteiro, mas informou que deve acontecer ainda em janeiro. Neste período, segundo o secretário, parte da vegetação será retirada e será iniciado um trabalho de drenagem e terraplanagem. Em entrevista à TV Gazeta, Gustavo Perin chamou atenção para a relevância e abrangência da obra, dizendo que a intenção da prefeitura é evitar transtornos durante a construção.>
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"Estamos fazendo uma obra em área urbana, uma região que tem impacto em toda a Grande Vitória. Vamos planejar a obra sempre pensando em mitigar os efeitos da obra. Não temos intenção de piorar o problema durante a obra", afirmou.>
O estudo feito pela Secretaria de Obras de Vitória (Semob) aponta que a velocidade média dos veículos que transitam pelo trecho — parando nos semáforos e enfrentando as retenções — hoje é de 2 km/h e vai passar para 33 km/h com os dois mergulhões. O secretário afirmou que pode haver, durante a obra, interdição de algumas faixas das pistas.>
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