> >
Menos de um ano após ampliação da faixa de areia, Curva da Jurema sofre com erosão

Menos de um ano após ampliação da faixa de areia, Curva da Jurema sofre com erosão

Em maio de 2020, a Prefeitura de Vitória realizou o engordamento da faixa de areia da praia, justamente com o objetivo de evitar que o processo de erosão atingisse quiosques e calçadão

Publicado em 15 de março de 2021 às 11:12- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Erosão na Curva da Jurema, em Vitória
Erosão na Curva da Jurema, em Vitória. (Ricardo Medeiros)

Menos de um ano após passar por obras de ampliação da faixa de areia, a praia da Curva da Jurema, em Vitória, voltou a registrar problemas com a erosão. Imagens feitas pelo fotógrafo Ricardo Medeiros, de A Gazeta, mostram que o trabalho feito no ano passado parece não ter alcançado o resultado esperado.

Em maio de 2020, a Prefeitura de Vitória realizou o engordamento da faixa de areia da praia, justamente com o objetivo de evitar que o processo de erosão atingisse quiosques e calçadão. Na época, máquinas retiraram  areia do fundo do mar, de até um metro de profundidade, e levaram até a praia, o que possibilitou o surgimento de uma nova faixa de areia com 33 metros de largura. O  trabalho também foi feito na praia de Camburi.

"O problema de erosão marinha é uma realidade no Brasil todo. Com trabalhos como esse, a gente garante a integridade física dos quiosques e do calçadão. A gente acredita numa durabilidade de 15 anos desse trabalho", afirmou, na época, o então secretário de Meio Ambiente, Ademir Barbosa Filho.

Agora, 10 meses depois de a obra ter sido concluída, o trabalho parece não ter tido o resultado esperado.

Erosão na Curva da Jurema, em Vitória(Ricardo Medeiros)

EROSÃO

A variação de sedimentos em uma praia (ganho e perda) é chamada de balanço sedimentar. A erosão ocorre quando o balanço sedimentar de uma praia é negativo, ou seja, quando a praia perde mais sedimentos do que recebe. O recuo da linha de costa é uma consequência deste processo.

O processo de erosão é comum na maior parte das praias do Brasil, o que faz com que os municípios, de tempos em tempos, invistam em obras para minimizar o problema. Em Vitória, antes de 2020, a praia da Curva da Jurema já havia passado pelo processo de ampliação da faixa de areia em 2010. 

Vitória - ES - Obra de engordamento da faixa de areia na Curva da Jurema.(Vitor Jubini)

O QUE DIZ A PREFEITURA

Procurada pela reportagem de A Gazeta, a Prefeitura de Vitória informou, por nota, que "está avaliando o trecho, para, se necessário, acionar a empresa executora das intervenções para eventuais correções".

"A Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) informa que a obra de engordamento da praia da Curva da Jurema já estava concluída quando a atual gestão tomou posse. Nesses 52 dias úteis de trabalho, a nova administração está levantando todas as demandas e necessidades referentes à área ambiental da Capital. No que se refere a Curva da Jurema, a Semmam está avaliando o trecho, para, se necessário, acionar a empresa executora das intervenções para eventuais correções", diz a nota.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais