> >
Lote com 84,3 mil vacinas recebido pelo ES será aplicado para 1ª dose

Lote com 84,3 mil vacinas recebido pelo ES será aplicado para 1ª dose

Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, a remessa imunizantes que chegou ao Estado neste sábado (20) irá apenas para primeira dose, concluindo a cobertura dos idosos de 75 a 79 anos e iniciando a vacinação de pessoas com 70 a 74 anos

Publicado em 21 de março de 2021 às 21:35- Atualizado Data inválida

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Lote de imunizantes chega ao ES
Mais de 84 mil doses de vacina contra a Covid-19 chegaram ao Espírito Santo neste sábado (20). (Sesa/Divulgação)

Espírito Santo vai seguir a recomendação do Ministério da Saúde e aplicar a nova remessa de vacinas contra a Covid-19 entregue nesta semana todas na primeira dose. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que explicou que o quantitativo recebido pelo Estado neste sábado (20), de 84.300 novas doses, se refere a um lote extra.

Com isso, segundo a Sesa, está mantido o recebimento de novas doses para a próxima semana. A pasta destacou que, de acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, a quantidade de imunizantes disponível garante que haverá estoque para aplicar a segunda dose dentro do prazo.

O novo lote de vacinas foi entregue para dar continuidade à campanha de vacinação contra o novo coronavírus. Foi entregue uma remessa da vacina Oxford-Fiocruz, com 10.500 doses, e mais 73.800 doses da Coronavac (Sinovac/Butantan).

De acordo com informações da Sesa, seguindo a atualização do informe técnico do Ministério da Saúde, com decisão tripartite, entre União, estados e municípios, tanto doses desta remessa extra como as do lote que chegará na madrugada de quarta-feira (17) ao Espírito Santo, serão incorporadas como primeira dose, com o objetivo de dar mais rapidez à imunização dos grupos prioritários.

Com isso, a partir desta próxima semana, o Estado iniciará a vacinação de idosos de 70 a 74 anos com envio aos municípios do quantitativo para atender 78% desta população (99.741).

A Sesa também fará o envio das primeiras doses para completar 100% da cobertura dos idosos de 75 a 79 anos; iniciará ainda o envio para atender 63% da comunidade quilombola; e mais um quantitativo para os trabalhadores da saúde.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, o lote esperado para a próxima semana está mantido.

“Para este mês de março o Ministério da Saúde também definiu o envio de uma nova remessa toda semana, entre quartas e quintas-feiras. O que recebemos neste sábado (20) é uma remessa nova, portanto, há previsão de um novo lote para a próxima semana”.

As doses serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio para cadastramento. A previsão de distribuição aos municípios da Região Metropolitana é ainda manhã de segunda-feira (22). Já o envio às regionais de saúde Norte, Sul e Central será a partir da terça-feira (23), pela manhã.

VACINAS OXFORD-FIOCRUZ

As vacinas Covishield desenvolvidas pela empresa AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, com a nacionalização da produção feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), passarão a ter apresentação em frascos de cinco doses e não mais com dez doses como anteriormente.

“O tempo de validade é o mesmo, de seis horas, o que muda é o volume de doses, com cinco por frasco. É muito bom para a operacionalização da vacinação, pois facilita a otimização das doses do frasco da vacina”, explicou Danielle Grillo.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais