> >
Justiça marca julgamento de PM acusado de matar jovem em abordagem em Pedro Canário

Justiça marca julgamento de PM acusado de matar jovem em abordagem em Pedro Canário

Carlos Eduardo Rebouças Barros, de 17 anos, foi morto com tiro à queima-roupa em março de 2023. O crime foi registrado por uma câmera de segurança e chocou o Estado

Publicado em 7 de julho de 2025 às 16:28

Ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (1) e foi registrada por câmera de vigilância de um imóvel próximo; militares envolvidos no caso foram detidos

Está marcado para as 8h do dia 22 de agosto o início do julgamento, no Tribunal do Júri de São Mateus, do cabo da Polícia Militar Thafny da Silva Fernandes, indiciado pela Polícia Civil e acusado pelo Ministério Público (MPES) pelo assassinato de Carlos Eduardo Rebouças Barros, de 17 anos. O crime ocorreu na manhã de 1º de março de 2023, durante uma abordagem no bairro São Geraldo, em Pedro Canário, no extremo Norte do Espírito Santo. A PM informou nesta segunda-feira (7) que Thafny segue preso no Presídio Militar no Quartel do Comando-Geral em Vitória. 

 A ação, registrada por uma câmera de videomonitoramento, chocou o Estado na época. As imagens mostram o jovem rendido, com as mãos para trás, encostado em uma parede, quando o militar atira à queima-roupa.

Carlos Eduardo Rebouças Barros, de 17 anos
Carlos Eduardo Rebouças Barros, de 17 anos Crédito: Redes Sociais

Fontes do Ministério Público informaram à reportagem que o julgamento foi desaforado de Pedro Canário, ou seja, transferido para outra comarca, medida adotada quando há necessidade de garantir imparcialidade e segurança no processo. As fontes também confirmaram a data e o horário do julgamento e destacaram que o caso tramita em segredo de Justiça.

Três policiais militares foram presos no mesmo dia do crime, após a repercussão do vídeo que registrou a ação. Segundo o Ministério Público do Espírito Santo, o autor do disparo que matou o adolescente foi o cabo Thafny. Não há detalhes sobre o andamento da investigação em relação aos demais envolvidos.

00:00 / 02:11
Justiça marca julgamento de PM acusado de matar jovem em abordagem em Pedro Canário

Na época, o comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, explicou que a ocorrência começou após uma denúncia de que suspeitos armados, envolvidos em disputa por pontos de tráfico, estariam intimidando moradores. Cinco policiais em duas viaturas foram até o local, onde houve troca de tiros. Três suspeitos foram abordados: um fugiu, outro foi preso com um simulacro, e o terceiro foi detido com uma pistola após pular o muro de uma residência. Não é visto no vídeo arma com o jovem que foi morto.  Ainda segundo o comandante, os suspeitos seriam conhecidos como “gêmeos” e a região já havia registrado uma tentativa de homicídio e, duas semanas antes, um assassinato.

A reportagem tenta localizar a defesa do cabo da PM Thafny da Silva Fernandes, e o espaço segue aberto para posicionamento. 

Equipamentos estão em fase de testes e terão operação iniciada no Batalhão de Trânsito e na 12ª Cia Independente da PM
  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Região Norte do ES

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais