> >
Já ouviu falar em "Fata Morgana"? Pois é, aconteceu no mar de Anchieta

Já ouviu falar em "Fata Morgana"? Pois é, aconteceu no mar de Anchieta

Registrado por banhista no balneário de Iriri, o fenômeno natural criou uma miragem em alto-mar e chamou a atenção de quem estava na praia; especialista explica como isso ocorre e cria cenas inusitadas

Publicado em 16 de fevereiro de 2024 às 18:56

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Mikaella Mozer
Repórter / [email protected]

Já imaginou chegar à praia e simplesmente parte do horizonte "sumir"? Pode soar estranho, mas foi esta cena que banhistas se depararam no balneário de Iriri, em Anchieta, no Sul do ES, recentemente. Ao olharem para o mar, a visão era de um “paredão” ao invés da linha onde o sol nasce. O momento inusitado foi gravado pelo morador da região, Gabriel Machado, (veja vídeo acima) e não é fruto de edição ou algum filtro. O que ocorreu no litoral anchietense tem nome e se chama "Fata Morgana".

O registro foi feito na última quarta-feira (14) e já ocorreu em outras cidades do ES, como Vitória e Guarapari, e vem sendo documentada há anos. Inclusive com pesquisas que ligam o fenômeno ao acidente do navio Titanic. 

Conhecido por causar miragens em alto-mar, o fenômeno natural traz a sensação de sumiço do horizonte devido refração da luz em casos de inversão térmica. Normalmente, o ar mais quente fica mais próximo ao mar, porém, quando o tempo esfria demais acontece uma troca de posições.  

Isso cria, então, a imagem invertida, ao invés de ver o céu refletido na água. Desta forma, quem estava no município do Sul do Estado viu o reflexo do mar um ponto acima do que normalmente fica.

Já ouviu falar em "Fata Morgana"? Pois é, aconteceu no mar de Anchieta

“Com a inversão, temos o fenômeno da refração desviando a luz para baixo. E aí tem a consequência interessante, você olha para a linha do horizonte e não vê ela, mas sim um ponto que faz uma curva no ar. Ela é da classe das miragens, só que não é aquela que você olha para baixo e vê o de cima refletido, mas sim quando você olha um pouquinho mais para cima e vê o de baixo refletido", explicou Ernani Rodrigues, físico e professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Quando isso acontece, o reflexo pode criar cenários, o que levou as imagens gravadas em Anchieta. Além do "paredão", o Fata Morgana também torna objetos distantes maiores e mais altos do que realmente são como ilhas, penhascos, icebergs ou até barcos flutuando, criando imagens fantasmagóricas com a ilusão de óptica.

Vídeo em que navio parece flutuar no céu da cidade de Cornualha, na Inglaterra, viralizou nas redes sociais em 2022
Vídeo em que navio parece flutuar no céu da cidade de Cornualha, na Inglaterra, viralizou nas redes sociais em 2022. (Reprodução | Redes Sociais)

“Eu mesmo estava passando pela Praia de Camburi quando vi um navio flutuando. Eu parei na mesma hora para registrar. O Fato Morgana documentado há anos na física. Inclusive pesquisas de mais de uma década apontam que o Titanic pode ter batido no iceberg porque ele ficou omitido pelo 'degrauzinho' ligado à refração da luz causado pelo Fata Morgana. É uma teoria bem aceita”, explicou o físico.

Ilha que muda de forma

O efeito não é exclusivo dos anchietenses no Espírito Santo. Em Guarapari, na região da Grande Vitória, existe uma lenda de que o Farol da Escalvada, localizado na Ilha da Escalvada muda de forma de tempos em tempos. A história é de que morava uma bruxa muito linda na ilha, mas com a construção do farol ela teve que se transformar em golfinho e se mudar para um local submerso.

Com a transformação, ela se tornou protetora dos mergulhadores que exploram a ilha. Reza a lenda que quando o vento nordeste sopra, ela lidera outros golfinhos para darem segurança a eles. É nesse período que acontecem as transformações na ilha. A narrativa lembra a referência fictícia sobre a meia-irmã do Rei Artur usada para nomear o fenômeno natural Fata Morgana.

Segundo relatam documentos, ela era uma fada que conseguia mudar de aparência, causando um efeito óptico, assim como o Fata Morgana.

Mas as mudanças avistadas no município capixaba, na verdade, são explicadas pelo fenômeno, pois ao elevar a linha do horizonte modifica o formato da extensão de terra cercada por água.

Na Ilha da Escalvada, em Guarapari, há registros das miragens criadas pelo Fata Morgana
Na Ilha da Escalvada, em Guarapari, há registros das miragens criadas pelo Fata Morgana. (Reprodução | Redes Sociais)

"Para dizer que é raro é preciso estar catalogado quantas vezes aconteceu para comparar com outros fenômenos. É mais fácil encontrar o Fata Morgana em praias de águas mais frias", informou Ernani.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais