> >
Igreja do Rosário, em Vitória, tem visitação suspensa por falta de segurança

Igreja do Rosário, em Vitória, tem visitação suspensa por falta de segurança

Irmandade responsável explica que, por meio do programa Visitar, da prefeitura, eram garantidos vigilantes e guias que acompanhavam as visitas do público, mas templo foi excluído do projeto

Publicado em 14 de fevereiro de 2024 às 13:59

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Escadaria de acesso à Igreja do Rosário,  no Centro de Vitória. Vestígios de usuários de drogas chamam a atenção local
Escadaria de acesso à Igreja do Rosário, no Centro de Vitória. (Fernando Madeira)

Patrimônio histórico nacional, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, localizada na Cidade Alta, na Capital capixaba, teve a visitação suspensa em 2023, após deixar de ser abrangida pelo programa Visitar, da Prefeitura de Vitória. A Irmandade responsável pelo templo alega que a justificativa apresentada foi corte de gastos.

Wallace Bonicenha, secretário da Irmandade da Igreja do Rosário e vice-presidente da Associação de Moradores do Centro de Vitória (Amacentro), explica que a parceria já existia há cerca de 15 anos e que, por meio dela, era garantida a segurança do espaço, com vigilantes e guias que acompanhavam as visitas rotineiras do público.

Ainda segundo Wallace, a exclusão do templo do programa aconteceu há cerca de um ano. “Foi uma ação da Secretaria da Fazenda, que acha que é economia”, declarou.

“A prefeitura infelizmente retirou esses vigilantes e, sem eles, não é possível manter a Igreja aberta à visitação pública. Agora, ela só é aberta para atividades esporádicas. Temos alguns projetos, mas de maneira pontual. Abrimos para atividades religiosas, festejos, mas, infelizmente, não é possível garantir a abertura de maneira ordinária, constante, como era antes.”

O que diz a prefeitura

Apesar de ter sido questionada diversas vezes, a administração municipal não explicou a razão para a exclusão da igreja do programa, inclusive considerando que este segue ativo em outros monumentos do Centro de Vitória, segundo nota enviada pela Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV). A nota ainda classificou o projeto Visitar Centro Histórico como ferramenta importante na promoção do turismo na Capital, tendo sido utilizado, no ano passado, por mais de 2 mil pessoas.

“Atualmente, o Visitar oferece monitores capacitados de forma gratuita na Catedral Metropolitana de Vitória. Além disso, quatro monumentos notáveis - Convento de São Francisco, Basílica de Santo Antônio, Igreja do Carmo e Igreja São Gonçalo - estão em processo de contratação de estagiários, visando reintegrá-los ao projeto Visitar.”

Quanto à Igreja do Rosário, a CDTIV informou apenas que “a retomada das visitas monitoradas está sendo estudada”.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais