> >
Idoso de 74 anos é picado por enxame de abelhas em Nova Venécia

Idoso de 74 anos é picado por enxame de abelhas em Nova Venécia

Segundo o Corpo de Bombeiros, o idoso foi picado na manhã deste domingo (18) em Pipinuque, no interior de Nova Venécia. Ele foi resgatado com vida

Publicado em 18 de abril de 2021 às 16:23

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
A idosa reclamava da presença das abelhas desde 2018
Idoso de 74 anos é picado por enxame de abelhas em Nova Venécia. (Divulgação)
Vinicius Zagoto
[email protected]

Um idoso de 74 anos foi picado por um enxame de abelhas na manhã deste domingo (18) em Pipinuque, interior de Nova Venécia, no Noroeste do Espírito Santo. O homem, que foi resgatado consciente e levado para o Hospital São Marcos, relatou aos bombeiros que seu corpo parecia estar em chamas devido às centenas de picadas. 

O incidente ocorreu por volta das 10h. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o homem estava mexendo em uma cacimba que abastece a casa. Assim que ele remexeu o local, as abelhas começaram a picá-lo. O idoso tentou correr, mas caiu e foi picado pelo enxame. Quando os bombeiros chegaram ao local, o idoso estava caído no chão, coberto pelos insetos.

Paramentados com roupas de apicultor, os bombeiros retiraram as roupas do idoso e o levaram para longe das abelhas. Depois, aplicaram inseticida para dispersar os insetos. 

Aos bombeiros, o idoso relatou que seu corpo parecia estar em chamas, por conta das centenas de picadas. Ele estava consciente e levado para o Hospital São Marcos, que fica no município.

Mulher é assassinada a tiro dentro de casa em Nova Venécia
Nova Venécia, Noroeste do ES. (Fred Loureiro)

POR QUE AS ABELHAS "ATACAM"?

De acordo com o biólogo, professor e mestre em Gestão Ambiental Marco Bravo, o que ocorre não é um "ataque de abelhas", mas sim uma forma de elas defenderem seu território: "As abelhas não atacam ninguém do nada. O que aconteceu aí é que provavelmente elas tiveram seu território invadido. A abelha é um inseto social, territorialista e se defende quando sofre alguma invasão", explicou.

Ainda segundo o biólogo, o idoso não deve ter percebido que invadiu o território das abelhas: "Ele deve ter entrado no território da colmeia. Quando isso acontece, a abelha soldado vai defender a colmeia. Na picada ela solta um hormônio que chama outras abelhas, por isso a defesa feita pelo enxame", salientou. Segundo ele, é necessário ficar atento e procurar saber sobre a existência de colmeias nos locais, para evitar acidentes.

Marco explica que no ato de defender a colmeia e picar uma pessoa, a abelha acaba morrendo, dando a vida pela colmeia: "Quando ela pica alguém, ela morre. Nesse caso aí todas elas morreram. Elas dão a vida pela colmeia" frisou. 

OUTRO ATAQUE NA MESMA SEMANA

Na última quinta-feira (15) um jovem de 23 anos também foi picado por um enxame de abelhas. Para fugir das abelhas, o homem pulou em uma represa, mas não conseguiu nadar e morreu afogado. O caso ocorreu em Pinheiros, no Norte do Estado. O rapaz e outros dois colegas estavam ao lado da represa, onde havia uma bomba de irrigação, quando foram surpreendidos pelos insetos.

Em entrevista à reportagem de A Gazeta, o chefe da guarnição militar que atendeu a ocorrência, sargento Sérgio Ramlow, contou que os jovens começaram a ser atacados e, para fugir das abelhas, pularam na água:

"Eles tentaram nadar atravessando a represa em direção a uma casa do outro lado, mas o rapaz de 23 anos não conseguiu. A quase 10 metros da casa, esse rapaz começou a se afogar. Os outros dois tentaram segurá-lo e ajudá-lo a terminar o nado para sair, mas ele não conseguiu e se afogou. Chegando lá, em poucos minutos após o acionamento consegui encontrar o corpo do rapaz", explicou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais