Sair
Assine
Entrar

Em São Mateus

Hospital do ES faz 1ª retirada de tumor cerebral com 'neuronavegador a laser'

Procedimento inédito foi feito em um idoso com dores de cabeça, confusão mental e fraqueza. Exames revelaram um tumor profundo no lado direito do cérebro

Publicado em 20 de Janeiro de 2025 às 18:43

Wilson Rodrigues

Publicado em 

20 jan 2025 às 18:43
Hospital do ES faz 1ª retirada de tumor cerebral com 'neuronavegador a laser'
Um procedimento inédito chamado utilizando um “neuronavegador a laser” foi realizado em São Mateus Crédito: Divulgação/Sesa
O Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), localizado em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, realizou na última quinta-feira (16) a primeira cirurgia de retirada de um tumor cerebral com o auxílio de um equipamento chamado “neuronavegador a laser”. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o equipamento é alugado com um custo de R$ 384 mil por ano.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a primeira intervenção cirúrgica utilizando o aparelho foi realizada em um paciente idoso, do sexo masculino, que deu entrada na unidade com sintomas como dores de cabeça, confusão mental e fraqueza progressiva no lado esquerdo do corpo. Após a realização de exames de tomografia e ressonância magnética, foi identificado um tumor profundo no lado direito do cérebro.
Segundo o neurocirurgião Marcelo Altino, responsável pelo procedimento, e o neuronavegador utiliza as imagens captadas nos exames para criar um mapa tridimensional do cérebro do paciente. Segundo ele, esse mapeamento permite, em tempo real, identificar as áreas cerebrais manipuladas durante a cirurgia, orientando vias de acesso mais seguras e menos invasivas para a retirada do tumor.
“O neuronavegador localiza o tumor e mostra o ‘caminho’ mais seguro para entrar no cérebro do paciente, tornando o procedimento mais preciso, menos agressivo e com menor chance de complicações. A cirurgia foi um sucesso e durou cerca de 3 horas, tempo esse considerado curto para um procedimento desse porte”, disse o médico. 
Hospital do ES faz 1ª retirada de tumor cerebral com 'neuronavegador a laser'
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), após o procedimento, o tumor foi enviado para análise. O paciente foi transferido para um leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), "onde permanece internado em observação. Ele está lúcido e encontra-se clinicamente bem", comunicou. 
A pasta acrescentou ainda que além do auxílio para retirada de tumores cerebrais, o aparelho pode ser usado na coleta de células para biópsia, colocação de cateteres intraventriculares e no auxílio de cirurgias vertebrais.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Vinhedo extenso com fileiras alinhadas de videiras verdes em primeiro plano. Ao fundo, edifícios brancos com telhados vermelhos cercados por árvores sob céu azul claro
Vinho português pode ultrapassar argentino com queda de imposto no Brasil
Imagem de destaque
8 receitas econômicas e deliciosas com frutos do mar
Imagem de destaque
Comendo chocolate e mastigando gelo: o guia dado como morto no Everest contou à BBC como sobreviveu

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados