Sair
Assine
Entrar

Fogo controlado

Guarapari: combate a incêndio em Área de Proteção Ambiental dura uma semana

Segundo Corpo de Bombeiros, não há mais riscos de propagação; nesta segunda-feira (16) equipes atuam no resfriamento e monitoramento da área afetada

Publicado em 16 de Setembro de 2024 às 18:33

Carol Leal

Publicado em 

16 set 2024 às 18:33
O combate ao incêndio que atinge a Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, em Guarapari, já dura uma semana. Segundo o Corpo de Bombeiros, que está atuando em conjunto com equipes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o fogo segue controlado e confinado em uma única área, sem maiores riscos de propagação.
De acordo com o Iema, incêndio começou na noite do dia 9. Desde então, o esforço de servidores do órgão e do Corpo de Bombeiros era para evitar que o fogo continuasse e também impedir que as chamas chegassem ao Parque Estadual Paulo César Vinha, que fica bem próximo ao local atingido pelas chamas. O espaço chegou a ser fechado temporariamente para visitação.
Nesta segunda, equipes do Corpo de Bombeiros atuam no resfriamento da área da turfa e no combate direto de focos de incêndio remanescentes. Já uma equipe do Iema realiza monitoramento com quadriciclos e combate a focos.
Na última quinta-feira (12), o Governo do Estado divulgou imagens dos pontos quentes no local, capturadas pelo sensor de calor do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) da Secretaria da Casa Militar (confira acima).

Área atingida

Segundo apuração do repórter João Brito, da TV Gazeta, as chamas haviam consumido uma área equivalente a 400 campos de futebol até a quinta-feira (12). Como forma de combate, o Corpo de Bombeiros realizou um aceiro (faixa de terreno sem vegetação que funciona como barreira contra a propagação do fogo) na frente da sede do parque para impedir que o fogo atingisse uma área maior de vegetação.
*Carol Leal é aluna do 27º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Este conteúdo teve edição da jornalista Júlia Afonso.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Reforma Tributária exige adaptação estrutural na gestão financeira dos negócios (Imagem: Kowit Lanchu | Shutterstock)
ES é Estado que mais avança em economia e lidera em gestão fiscal, aponta CLP
Imagem de destaque
7 sobremesas para o Dia das Mães que vão surpreender a família
Semana S reúne milhares de pessoas no ES
Semana S vai oferecer serviços gratuitos e vagas de qualificação em mais de 270 ações no ES

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados