> >
Faculdades do ES promovem colação de grau por videoconferência

Faculdades do ES promovem colação de grau por videoconferência

Pelo menos três faculdades particulares do Espírito Santo informaram ter uma programação para a colação de grau através de videoconferência; outras disseram que a cerimônia foi adiada

Publicado em 28 de maio de 2020 às 20:03

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mulher fazendo reunião por aplicativo de vídeoconferência: como ter segurança com essas ferramentas?
Faculdades usam a internet como forma de celebrar a conclusão do curso em meio à pandemia. (Shutterstock)

Por conta da pandemia do novo coronavírus, momento em que o distanciamento social é essencial, faculdades particulares do Espírito Santo têm realizado um novo formato de colação de grau. Respeitando as recomendações da organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, algumas instituições vão promover a entrega do certificado em formato drive-thru e outras terão colação de grau por videoconferência.

Sem qualquer plano de volta às aulas e com turmas já no fim da graduação, as faculdades procuradas pela reportagem de A Gazeta mostram que, em caso de distanciamento entre as pessoas, ao menos o certificado de conclusão será entregue aos alunos.

ESTÁCIO DE SÁ

A Faculdade Estácio, de Vitória e Vila Velha, vem realizando durante a semana uma colação de grau online. A cerimônia tem sido realizada por videoconferência e envolve 90 formandos de pelos menos 19 cursos que concluíram a graduação no segundo semestre de 2019 e que tinham compromissos reservados para os dias 31 de março e 30 de abril. A instituição informou que os eventos no novo formato acontecem até a próxima sexta-feira (29).

Quanto aos alunos que estão tendo aulas pela internet e que devem concluir a graduação em julho de 2020, a Estácio disse não ter um plano até o momento. A instituição afirmou que a colação de grau dos alunos está prevista para ocorrer presencialmente em setembro deste ano. Alterações no formato e na programação podem ser feitas até a data.

CATÓLICA DE VITÓRIA

A Faculdade Católica de Vitória, também conhecida como Centro Universitário Salesiano, informou que não pretende aderir ao formato de videoconferência para realizar a cerimônia de colação de grau. A instituição calcula que cerca de 250 alunos de 16 cursos se formem no semestre 2020/01.

Segundo um comunicado enviado aos alunos, o evento que aconteceria nos dias 12 e 13 de agosto foi apenas suspenso, não cancelado. Aos que concluírem a graduação neste primeiro semestre de 2020, a instituição informou que o Certificado de Conclusão de Curso estará disponível para retirada no período entre os dias 27 a 31 de julho, de 8h às 19h, na secretaria acadêmica.

EMESCAM

A Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) informou que os cursos de enfermagem e medicina tiveram suas colações de grau através de videoconferência. A instituição ainda afirma que as próximas colações também poderão ser feitas online, caso aconteçam durante a pandemia do novo coronavírus.

FDV

Em contato com a reportagem, a Faculdade de Direito de Vitória (FDV) disse que ainda não há um plano determinado para realização da colação de grau dos alunos. A instituição, por meio da Assessoria de Comunicação, disse "entender que a Colação de Grau é um momento muito importante para o aluno. Qualquer decisão com relação a esse momento será tomada em conjunto com os docentes e também observando as regras do MEC".

FAESA

Por meio de nota, a Faesa informou que a cerimônia de colação de grau será "adaptada de acordo com o cenário atual, podendo ser online, com datas de realização específicas para cada curso, a partir de agosto deste ano".

UNESC

Responsável pela realização da formatura de alunos de medicina no estilo drive-thru, ainda em abril, a Unesc afirmou que ainda avalia as cerimônias dos demais cursos.

UVV

A Universidade de Vila Velha informou que a colação de grau através de videoconferência foi realizada com alunos de medicina. A instituição, por meio de nota, ainda disse estar "estudando a possibilidade da realização das colações de grau dos alunos que concluírem seus cursos em julho/2020 serem todas realizadas através de videoconferência".

FUCAPE

A Fucape, por meio de sua assessoria de comunicação, disse que não há turmas para a colação de grau na metade do ano de 2020. A previsão, segundo a instituição, é que a próxima formatura seja dos alunos que deverão concluir a graduação no segundo semestre de 2020.

A reportagem de A Gazeta procurou as faculdades Multivix e Novo Milênio para saber sobre como serão as colações de grau nestas instituições de ensino, mas elas não responderam até o fechamento desta matéria.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais