Repórter / vzagoto@redegazeta.com.br
Publicado em 14 de maio de 2025 às 19:07
A epidemiologista capixaba Ethel Maciel foi escolhida para representar o tema Saúde na COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontecerá em novembro, em Belém (PA). O encontro é considerado o maior evento global para discussão e negociações sobre as mudanças do clima e ocorre anualmente em países diferentes, reunindo diversos líderes mundiais.
Ethel fará parte do time de enviados especiais, que tem a missão de apoiar o engajamento e a escuta de setores e regiões prioritárias para a COP30. Ao todo, são 10 enviados que representam diversas regiões do mundo e 20 enviados para setores-chave, como sociedade civil, sindicatos, florestas, mulheres e saúde – grupo que será representado pela epidemiologista.
Em conversa com a reportagem de A Gazeta nesta quarta-feira (14), Ethel disse que o convite partiu do presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago. Ela afirmou que se sente honrada em participar do evento, que ocorrerá pela primeira vez na Região Amazônica.
“É uma responsabilidade enorme. No ano passado, como secretária de Vigilância, tive a oportunidade de representar o Ministério da Saúde na COP29 e fiz a assinatura de um compromisso de que a Saúde seria uma das pautas prioritárias nessa COP do Brasil. O setor é aquele que acaba recebendo os maiores impactos das mudanças climáticas. Então, ter uma agenda mais robusta da saúde na Convenção das Nações Unidas de mudanças do clima é fundamental”, comentou
Ethel Maciel
EpidemiologistaEthel Maciel é pós-doutora em Epidemiologia pela Johns Hopkins University e atua como professora titular da Ufes. Nascida em Baixo Guandu, Noroeste do Espírito Santo, a pesquisadora é reconhecida como um dos maiores nomes no combate à pandemia da Covid-19 no Estado. Entre 2023 e 2025, foi secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde.
Entenda o que é a COP30
A Conferência das Partes (COP) é o maior evento global para discussão e negociações sobre as mudanças do clima. O encontro é realizado anualmente e a presidência se alterna entre as cinco regiões reconhecidas pela ONU. Em 2025, o Brasil sediará a 30ª Conferência das Partes (COP30), que acontecerá em Belém, no Pará. A cidade escolhida oferecerá ao mundo uma plataforma única para debater soluções para a mudança do clima com os pés fincados no coração da Amazônia. Como país anfitrião, o Brasil está comprometido em fortalecer o multilateralismo e a busca por consensos nas metas globais para a redução da emissão de gases que promovem o aquecimento do planeta Terra.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta