> >
Etapa final de integração do Transcol com os ônibus de Vitória é adiada

Etapa final de integração do Transcol com os ônibus de Vitória é adiada

Prevista inicialmente para o dia 7 de março, a etapa final da integração dos sistemas rodoviários já foi adiada duas vezes

Publicado em 26 de abril de 2021 às 10:46

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Quarentena no ES: ônibus do Transcol começaram a circular com letreiro
Ônibus do Transcol: quarentena foi apontada como motivo do adiamento da integração. (Fernando Madeira)

Os capixabas que aguardavam pela conclusão da integração dos ônibus do sistema Transcol com os municipais de Vitória terão que esperar mais um pouco. É que o início da última etapa do processo foi adiada mais uma vez. 

Prevista inicialmente para o dia 7 de março, a etapa final da integração foi adiada para o fim daquele mês. Na época, foi justificado que a alteração do prazo aconteceu por conta de questões técnicas e administrativas, além de ajustes que estavam sendo realizados pelas equipes da Semobi, da Ceturb e da Prefeitura de Vitória.

Apesar do prazo ter sido estendido para o final de março, uma nova data para a conclusão da integração deve ser anunciada somente no final de abril, segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).

De acordo com a Semobi, a prorrogação do início da circulação foi suspensa devido à pandemia, levando em consideração as restrições e  fases de testes que precisaram parar.

Por nota, a secretaria destacou ainda que não haverá alterações nas linhas e nos itinerários. "Os ajustes serão realizados pontualmente, à medida que forem identificadas necessidades para melhoria do serviço".

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) também ressaltou  que o atraso para a implementação integral foi motivado pelos decretos de restrição de circulação no transporte público devido a pandemia, e destaca ainda que apesar das limitações, o processo de preparação, elaboração e planejamento para interação do transporte público de Vitória com o do governo do Estado não foi interrompido.

O QUE É A INTEGRAÇÃO? 

A novidade deste sistema é que os passageiros poderão fazer a integração de uma linha alimentadora de Vitória com uma linha troncal (Transcol) e vice-versa por meio de terminais virtuais de integração, localizados em pontos específicos de grande movimento na Capital.

O passageiro que embarcar numa linha alimentadora de Vitória terá até uma hora para validar seu cartão em um terminal virtual e embarcar numa linha troncal sem pagar uma nova tarifa. Já quem vem de uma linha troncal (Transcol), terá até duas horas para efetuar o mesmo procedimento e embarcar numa linha alimentadora municipal.

Os terminais virtuais ficarão localizados em seis pontos da Capital: Shopping Vitória, Shopping Boulevard (Reta da Penha), Portal do Príncipe (Rodoviária), Pracinha de Eucalipto (Maruípe), antigo terminal Aquaviário do Dom Bosco e na Avenida Serafim Derenzi, em São Pedro. Em nota, a Semobi informou que não haverá a necessidade de instalação de equipamentos e nem implantação de estruturas físicas nos terminais virtuais.

OS PROCESSOS

A Integração do sistema de transporte coletivo municipal com o sistema Transcol começou a ser preparada ainda em 2019. Primeiro, foi necessário realizar a troca do sistema de bilhetagem para um sistema mais moderno. Para que os usuários de bilhetagem eletrônica não precisassem trocar seus cartões, foi realizada a migração dos dados dos usuários de um sistema de bilhetagem para o outro de maneira embarcada, nos próprios coletivos, caracterizando a primeira etapa da integração.

Posteriormente, os usuários do sistema Transcol também realizaram o procedimento e foi lançado o novo cartão do sistema - o CartãoGV, que se tornou o cartão oficialmente usado pelos sistemas metropolitanos e municipais. Os cartões migrados se tornaram CartãoGV automaticamente, correspondendo a segunda etapa.

Já a terceira etapa da integração permitiu utilizar o mesmo Cartão de bilhetagem – CartãoGV – em qualquer um dos sistemas de transporte. Assim, o passageiro com o cartão antigo do município de Vitória, e que realizou a migração, podia utilizar também o transporte metropolitano, o Transcol. A integração por meio dos terminais virtuais é a última fase deste processo.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais