> >
Escolas do ES vão voltar a funcionar sem rodízio de alunos

Escolas do ES vão voltar a funcionar sem rodízio de alunos

Anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande pelas redes sociais, que orienta as redes municipais e privada a adotar o mesmo protocolo

Publicado em 1 de outubro de 2021 às 18:24

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Volta às aulas nas escolas de nível fundamental - Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Alfredo Pedro Rabaioli, no bairro Mário Cypreste, em Vitória
As escolas estaduais não vão mais precisar fazer rodízio de alunos. (Fernando Madeira)

O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou pelas redes sociais, na noite desta sexta-feira (01), que as escolas da rede estadual vão voltar a funcionar sem a necessidade de rodízio de estudantes, medida que havia sido implementada como protocolo de segurança contra a Covid-19.

A flexibilização da regra passa a valer no próximo dia 11. O governador orientou que as redes municipais e privada também adotem a medida.

Casagrande fez o anúncio junto a divulgação do novo mapa de risco do Estado, que traz oito municípios em risco moderado e 70 em risco baixo.

O secretário estadual da Educação, Vitor de Angelo, explicou que a mudança se dará porque o distanciamento hoje adotado nas escolas da rede, de 1,5 metro, voltará à medida anterior à pandemia, de 1,20 metro, conforme estabelecido em norma do Conselho Estadual de Educação (CEE). 

O rodízio, esclareceu Vitor, só era adotado nos casos em que o espaço físico das escolas não permitia manter a distância definida pelo protocolo de segurança contra a Covid-19. Assim, as unidades de ensino implementaram o revezamento que, agora, deixará de ser realizado. Só estarão autorizados a continuar em aulas remotas os alunos que tenham laudo médico contraindicando a atividade presencial. 

A mudança será publicada em portaria e, segundo o secretário, é voltada para a rede estadual, mas há uma orientação para que as escolas municipais e particulares adotem a mesma medida. 

O vice-presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES), Eduardo Gomes, disse que a entidade vai aguardar a publicação do documento para que sejam feitos os encaminhamentos e orientação às escolas. 

A União dos Dirigentes Municipais de Ensino do Espírito Santo (Undime-ES) também foi procurada e, segundo a presidente da entidade,  Maria Olímpia Dalvi, o anúncio foi uma surpresa. Ela disse que vai reunir os secretários na próxima semana e, após o encontro, se manifestar sobre o assunto,

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais