> >
ES tem só dois municípios no risco moderado, mas governo faz alerta

ES tem só dois municípios no risco moderado, mas governo faz alerta

Apenas São José do Calçado e Piúma não estão no risco baixo para a transmissão Covid-19; governo afirma que óbitos precisam ser controlados para demais manterem a melhor classificação

Publicado em 2 de outubro de 2020 às 19:56

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Novo mapa de risco do Espírito Santo está quase todo verde pela terceira vez seguida
Novo mapa de risco do Espírito Santo está quase todo verde pela terceira vez seguida. (Divulgação | Governo do Estado)

Somente dois municípios capixabas ainda são considerados de risco moderado para o contágio pelo novo coronavírusSão José do Calçado e Piúma, ambos no Sul do Estado. Divulgado nesta sexta-feira (2), o novo mapa entra em vigor na próxima segunda-feira (5) e vale até o domingo seguinte, dia 11 de outubro.

ES tem só dois municípios no risco moderado, mas governo faz alerta

Apesar de a atualização mostrar quase todo o Espírito Santo pintado de verde, o governador Renato Casagrande fez um alerta durante o pronunciamento realizado no início desta noite, a fim de evitar que medidas mais restritivas voltem a vigorar nas cidades que já integram o risco baixo para a Covid-19.

Aspas de citação

Se a gente não conseguir controlar os óbitos, nós teremos de novo que fazer restrições, porque os municípios migrarão para o risco moderado

Renato Casagrande
Governador do Espírito Santo
Aspas de citação

Durante a transmissão, ele explicou que algumas cidades não estão seguindo o protocolo da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). "Se uma pessoa for identificada com o vírus, todos os membros da família devem ser testados. Nem todos os municípios estão fazendo isso, mas é importante fazer para que a gente isole o vírus. Assim, controlamos melhor a doença e reduzimos os óbitos."

Nesse sentido, o governador lembrou que a taxa de transmissão (RT) da Covid-19 no Espírito Santo tem se mantido abaixo de 1 há semanas. Porém, destacou que o índice chegou a 1,07 na Grande Vitória - o que significa que cada infectado está passando a doença para mais de uma pessoa. Ou seja, a pandemia voltou a crescer na região.

Aspas de citação

O RT abaixo de 1 no Estado significa que estamos reduzindo o número de novos contaminados, mas para que a gente continue dessa forma é preciso isolar, de fato, as pessoas infectadas e testar todos os contatos dela

Renato Casagrande
Governador do Espírito Santo
Aspas de citação

De acordo com Casagrande, é dessa forma que a transmissão do novo coronavírus é quebrada. "O que para nós é fundamental para que consigamos continuar reduzindo os óbitos, que é o nosso grande objetivo", comentou. "Então, quem não está seguindo esse protocolo, precisa seguir; e continuo pedindo a colaboração de todos os capixabas", completou.

MONTANHA EM RISCO BAIXO

25º mapa de risco é o terceiro consecutivo em que quase todo o Espírito Santo aparece verde (
25º mapa de risco é o terceiro consecutivo em que quase todo o Espírito Santo aparece verde ("risco baixo"). (Divulgação | Governo Estadual)

Em relação ao anterior, o 25º mapa de risco traz apenas uma mudança: a cidade de Montanha, no Norte do Estado, deixou a classificação de risco moderado e passou a integrar o grupo de baixo risco, junto de outros 75 municípios capixabas - incluindo todos os da Grande Vitória.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais