Coronavírus no ES: Casagrande faz novo pronunciamento

O governador do Estado, Renato Casagrande, falou sobre as últimas medidas em combate ao novo coronavírus no Espírito Santo e divulgou o novo mapa de risco; veja

Publicado em 09/10/2020 às 18h05
Atualizado em 09/10/2020 às 18h26

18:17

Fim da transmissão

"Essas são as medidas que eu tenho para anunciar neste momento. Agradeço a participação de vocês. Bom final de semana, bom feriado de Nossa Senhora Aparecida. Que os católicos tenham um bom dia de oração e reflexão. Obrigado a todos".


18:17

Eventos sociais e corporativos: novo limite de pessoas por metro quadrado

"Tomamos outra decisão com relação aos eventos. Já divulgamos sobre os eventos corporativos. Eventos sociais foram autorizados a funcionar com até 100 pessoas. Esse passo tinha sido dado e está vigente. O passo de agora é que estamos reduzindo de 10 metros quadrados para 5 metros quadrados por pessoa nos eventos corporativos, sem limite de pessoas. Os eventos sociais em cerimoniais, festas, casamentos, nós estamos colocando uma pessoa por 5 metros quadrados. O limite, então, vai a 300 pessoas se o ambiente couber. Isso sempre em município de risco baixo. Se for risco moderado, as atividades não estão permitidas. Essas medidas dos eventos tem vigência a partir do dia 23 de outubro".


18:14

Novo mapa de risco: Montanha, Ibatiba e Anchieta em risco moderado

"O mapa de risco que vai ter validade na segunda-feira (12) tem 75 municípios em risco baixo, com coloração verde. Três em risco moderado: Montanha, Ibatiba e Anchieta".


18:12

Casagrande pede cautela no feriadão

"Hoje tivemos 12 óbitos, é um número grande por dia. Sempre que pudermos alertar e pedir, vamos fazer. Temos que tomar todo o cuidado que pudermos. Na segunda-feira, vamos ter um feriado prolongado, final de semana prolongado. Muitas pessoas não trabalham amanhã, domingo e na segunda. No último feriado prolongado, em setembro, tivemos muita aglomeração. Passamos a testar todas as pessoas com sintomas, independente da idade, e orientamos a testar todos os familiares de quem foi identificado com o vírus em atividade. Isso levou ao aumento de casos ativos no Espírito Santo, tanto é que o RT subiu. Na Grande Vitória, está em 1 (...) Quero pedir a todos os capixabas: muita cautela, cuidado nesse feriadão. Estamos com o número de óbitos estável. Todo cuidado é pouco, o feriado vem, quem tiver descansando, aproveite, mas fazemos esse alerta: feriado às vezes leva a aglomeração, as pessoas vão à praia, nas montanhas... Evitem a aglomeração. Às vezes a pessoa não tem sintomas, mas pode levar o vírus para dentro de casa".


18:09

"Peço que todos cumpram os protocolos", diz Casagrande

"Essa convivência exige disciplina de todos nós. Por isso, sempre que liberamos alguma atividade, estamos divulgando protocolos. Para as aulas que começaram essa semana, há um protocolo bastante rigoroso e, além de tudo, é opcional, com um sistema híbrido. Conviveremos, ainda, por um tempo grande sem ter a vacina para todos os brasileiros e capixabas. É importante que a gente compreenda esse momento, que exige uso de máscara permanentemente em ambiente público, exige distanciamento, não-aglomeração. Não estamos falando mais em isolamento, só para as pessoas de risco. Mas peço que todos cumpram os protocolos: comércio, indústria, serviço, lazer. Na praia, no restaurante, no bar. Clientes precisam exigir dos empreendedores e vice-versa. Essa é a regra para continuar reduzindo óbitos".


18:05

Casagrande pontua redução no número de óbitos no ES

"Quero dar algumas informações em relação aos próximos dias. Nós estamos em uma fase de convivência com a pandemia, estabelecendo regras, protocolos, limites para conviver com a pandemia. A demanda de leito hospitalar está controlada. Já tivemos 600 pacientes com Covid internados nos nossos leitos, mas controlamos a ocupação, estamos reduzindo óbitos no Estado nos últimos meses. Em agosto, o Estado teve 583 mortos; em setembro, 362 mortos, em outubro, nos primeiros nove dias, o Estado teve 85 óbitos. Mês a mês, estamos alcançando resultados. Só teremos solução para a pandemia na hora que a vacina chegar, mas ainda não temos clareza sobre esse momento".


18:04

Início da transmissão

O governador Renato Casagrande dá início à transmissão, cumprimentando jornalistas e internautas que acompanham o pronunciamento.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.