> >
ES recebe novo alerta de chuva intensa para todas as cidades

ES recebe novo alerta de chuva intensa para todas as cidades

Segundo boletim da Defesa Civil, quatro cidades do Espírito Santo estão em risco alto para alagamentos e oito municípios têm risco para deslizamentos de terra

Publicado em 13 de fevereiro de 2022 às 13:45

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Mapa do Inmet mostra o Espírito Santo todo em amarelo
Mapa do Inmet mostra o Espírito Santo todo em amarelo. (Inmet)

O mapa do Espírito Santo no portal do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltou a ficar amarelo neste domingo (13). A cor ressalta o risco de chuvas intensas para todo o Estado. Segundo o órgão, o alerta de "perigo potencial" vale até as 10 horas desta segunda-feira (14).

Segundo o Inmet, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia no Estado. Já os ventos podem ser intensos, oscilando entre os 40 e 60 km/h. O risco é baixo para o corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Diante do alerta, o instituto orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e para que não estacionem veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, reforça que não se deve usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

CIDADES RECEBEM ALERTA DE ALAGAMENTOS E DESLIZAMENTOS

Além disso disso, segundo boletim da Defesa Civil do Espírito Santo, quatro cidades do Estado têm alerta alto para risco hidrológico (alagamento ou inundação) e oito municípios têm alerta moderado para risco de movimento de massas, ou seja, deslizamentos de terra, em função das chuvas. 

“É alta a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas mesorregiões Noroeste e Litoral Norte do Espírito Santo, devido aos acumulados preexistentes que aumentaram a umidade do solo e/ou à previsão meteorológica de altos acumulados de precipitação. Neste contexto, é alta a possibilidade de ocorrência de inundações nas bacias hidrográficas dessas regiões, dado o aumento dos níveis dos rios e a propagação da onda de inundação. No momento, o Rio Doce já se encontra fora da calha", destacou o órgão.

Nas regiões Sul e Central do Espírito Santo, o risco é moderado, e não se descarta a possibilidade de ocorrência de inundações, enxurradas e alagamentos urbanos. Também nestas áreas, poderão ocorrer deslizamentos pontuais, especialmente nas regiões de serra ou densamente urbanizadas.

Veja os municípios que receberam alerta:

  • Linhares: risco hidrológico alto;
  • Colatina: risco hidrológico alto;
  • Baixo Guandu: risco hidrológico alto;
  • Bom Jesus do Norte: risco hidrológico alto;
  • Apiacá: risco de movimento de massa moderado;
  • Guaçuí: risco de movimento de massa moderado;
  • Ibatiba: risco de movimento de massa moderado;
  • Ibitirama: risco de movimento de massa moderado;
  • Iúna: risco de movimento de massa moderado;
  • João Neiva: risco de movimento de massa moderado;
  • Santa Maria de Jetibá: risco de movimento de massa moderado;
  • São Mateus: risco de movimento de massa moderado.

Ainda segundo o boletim da Defesa Civil, para este domingo (13) a expectativa é de "variação de nuvens na maioria das regiões, com pancadas de chuva mal distribuídas em diferentes momentos e trechos do Estado, podendo ser localmente moderadas. Não se descarta alguma trovoada em alguns pontos do Espírito Santo".

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais