Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Eleições 2026

Eleitor tem menos de 10 dias para tirar ou regularizar título

Situação irregular impede a posse em cargo público, participação em programas sociais do governo, emissão de passaportes, entre outras restrições

Publicado em 27 de Abril de 2026 às 09:52

Publicado em 

27 abr 2026 às 09:52
Versão digital do título de eleitor, e-Título pode ser baixado até o dia anterior à votação
Regularização do título vai até o dia 6 de maio Antônio - Augusto/ Ascom

Com o fechamento do cadastro eleitoral se aproximando, os cidadãos que possuem pendências com a Justiça Eleitoral têm até o dia 6 de maio para regularizar sua situação. A data é o limite estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para qualquer alteração no registro, incluindo emissão do primeiro título, transferência de domicílio e atualização de dados, cadastro de biometria e outras regularizações. 


Os serviços podem ser acessados de forma on-line, pelo Autoatendimento Eleitoral no Portal do TSE, ou presencialmente em cartórios eleitorais e postos de atendimento. Apenas para a emissão do primeiro título ou alterações que exijam identificação biométrica, o eleitor deve comparecer presencialmente a uma unidade da Justiça Eleitoral. Confira abaixo como solicitar os serviços e não perder o prazo. 


Emissão do primeiro título

Jovens que completam 16 anos até o dia da eleição — em 4 de outubro — podem solicitar o documento. O pedido deve ser iniciado pelo sistema TítuloNet, no portal do TSE. É necessário anexar fotos do documento de identidade, comprovante de residência e uma fotografia (selfie) segurando o documento para validação da identidade. Homens que completam 19 anos em 2026 devem apresentar também o certificado de quitação militar.


O alistamento eleitoral é obrigatório para brasileiros maiores de 18 anos e facultativo para as pessoas analfabetas, maiores de 70 anos e menores entre 16 e 18 anos. Pessoas trans podem requerer o registro de seu nome social no título eleitoral, assim como declarar sua identidade de gênero.


Transferência de domicílio eleitoral

O eleitor que mudou de cidade, Estado ou país e deseja votar em seu novo local de residência também deve solicitar a transferência até 6 de maio. É necessário residir no novo município há pelo menos três meses e não ter movimentado o título (emissão ou última transferência) nos 12 meses anteriores.


O serviço pode ser feito pela internet por meio do Autoatendimento Eleitoral. Antes de fazer o pedido, é preciso verificar se há algum débito com a Justiça Eleitoral no sistema TítuloNet. (Autoatendimento eleitoral — Tribunal Superior Eleitoral).


Regularização de pendências

O eleitor que não votou nem justificou a ausência em três turnos consecutivos tem o título cancelado. Para consultar os débitos com o TSE e checar pendências, é preciso acessar o Autoatendimento Eleitoral e selecionar a opção “Situação eleitoral”. Se o título estiver cancelado ou suspenso, será necessário realizar a regularização, por meio do pagamento de multa via Pix ou boleto.  


O cidadão que possui situação eleitoral irregular perde o acesso a serviços e direitos importantes como inscrição em concurso e posse em cargo público; contratação para cargo comissionado em órgão público, como prefeituras; participação em programas sociais do governo; matrícula em instituições públicas de ensino e inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – para maiores de 18 anos —; emissão de passaporte; regularização do CPF; entre outras vedações.


Atualização de dados cadastrais

Alterações de qualquer dado pessoal, mudanças de nome por casamento, divórcio ou decisão judicial, assim como a inclusão de nome social para pessoas trans e travestis também devem ser informadas até o prazo final. O processo é realizado de forma on-line, por meio do formulário TítuloNet, e apresenta os documentos que comprovem a alteração dos dados.


Também é preciso enviar uma fotografia em estilo “selfie” segurando o documento oficial de identificação. Após o procedimento, o eleitor deve baixar o aplicativo e-Título. Passados alguns dias, as informações estarão atualizadas no aplicativo.


Cadastro de biometria

Embora o atendimento on-line tenha sido ampliado, o cadastro das impressões digitais e da fotografia exige a presença física do eleitor. Caso o cidadão nunca tenha feito a coleta biométrica, deve procurar o cartório eleitoral de sua região com documento de identificação e comprovante de domicílio, além de CPF e título de eleitor, se houver.


Veja Também 

Luiz Paulo Vellozo Lucas

Luiz Paulo decide disputar vaga de deputado estadual e declara apoio a Ferraço

Novas urnas eletrônicas são apresentadas

TSE decide que proibição de voto a presos provisórios não vale para eleição de 2026

Reunião no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo marcou o início das atividades do Nucoe, que reúne Judiciário, forças de segurança e Ministério Público para apurar irregularidades e garantir eleições seguras no Estado

TRE-ES cria núcleo para agilizar combate a crimes eleitorais

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Após ser barrado da Copa do Mundo, árbitro somali é escolhido para apitar a Supercopa Europeia
Motorista é rendido e colocado à força em carro por criminosos em Vitória
Motorista de carro de luxo é rendido por bandidos em Jardim Camburi
Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves está sob gestão da Aebes
Homem joga gasolina e ateia fogo em outro durante discussão em Itarana

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados