> >
ES deve atingir pico da Covid-19 até a próxima semana, diz secretário

ES deve atingir pico da Covid-19 até a próxima semana, diz secretário

Nésio Fernandes prevê que pico da terceira onda ocorra entre esta e a próxima semana; média móvel de óbitos  também deve ser a maior de toda a pandemia

Publicado em 29 de março de 2021 às 17:58

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Movimento do comércio na avenida Expedito Garcia, em Cariacica, no primeiro dia de quarentena no ES
Apesar das restrições impostas no Estado, curva da pandemia continua crescendo. (Vitor Jubini)

Espírito Santo deve viver o pico da terceira onda da Covid-19 durante esta semana e a próxima. A previsão foi dada pelo secretário Nésio Fernandes, durante uma transmissão on-line nesta segunda-feira (29). Ainda nos próximos dias, também deve ser registrada a maior média móvel de óbitos de toda a pandemia.

ES deve atingir pico da Covid-19 até a próxima semana, diz secretário

Segundo ele, a curva de casos  do novo coronavírus segue em aceleração. "No último dia 22 de março, alcançamos o recorde de 2.848 casos observados, superando o anterior de 2.757 casos, registrado no dia 28 de dezembro", disse. "Esperamos que ao longo desta e da próxima semana, o Estado alcance um pico de crescimento", continuou.

Aspas de citação

Nós vivemos uma situação extremamente crítica. A cada semana que passa, o Espírito Santo não estabiliza o comportamento da doença. O número de casos e de pessoas internadas continua crescendo

Nésio Fernandes
Secretário de Saúde do Espírito Santo
Aspas de citação

De acordo com o secretário, outro recorde também deve ser alcançado nesta terça-feira (30) ou quarta-feira (31). "Entre amanhã e quarta-feira, a média móvel deve superar a maior média móvel de mais de um ano de pandemia. Isso nos sensibiliza", afirmou Nésio Fernandes. Nesta segunda-feira (29), o Estado bateu recorde de óbitos em um dia: foram 89 em apenas 24 horas.

Apesar da quarentena em todo o Estado, as restrições de circulação impostas aos capixabas ainda não foram suficientes para interromper a transmissão do novo coronavírus, devido à adesão menor que a necessária. O que, por sua vez, aumenta também o número de internações, tanto na rede pública, quanto na particular e filantrópica.

94,35%
dos leitos públicos de UTI estão ocupados nesta segunda-feira (29) no ES

"Estamos próximos da quantidade limítrofe da expansão de leitos. Pedidos para que o SUS (Sistema Único de Saúde) possa receber pacientes da rede privada também têm ocorrido com maior frequência que nas últimas semanas. A rede hospitalar capixaba encontra-se extremamente pressionada", revelou o secretário nesta segunda-feira (29).

A situação classificada como "extremamente crítica" acontece apesar da segunda fase de ampliação dos leitos. Para tentar evitar o colapso, o Governo Estadual pretende chegar a 900 vagas de UTI ainda nesta semana e já aumentou, no último sábado (27), o valor da diária paga por cada leito contratado.

Aspas de citação

Cansamos de contar, todo dia, o número de óbitos por uma doença infectocontagiosa que pode ser evitada desde que cada pessoa compreenda o risco de contrair a doença e infectar uma pessoa querida

Nésio Fernandes
Secretário de Saúde do Espírito Santo
Aspas de citação

Conforme antecipado por Nésio Fernandes, a expectativa é que a taxa de ocupação das UTIs permaneça sempre acima dos 90% durante abril e que só a partir de meados do próximo mês haja uma estabilização no número de casos do novo coronavírus no Estado – período que deve durar, pelo menos, três semanas.

"Na quarta e quinta semanas, podemos entrar na fase de recuperação da curva", afirmou. Porém, para que isso aconteça é preciso colaboração dos capixabas. Por isso, o secretário reforçou os pedidos. "Neste momento, o isolamento não é só para quem está doente. Só devemos sair se for extremamente essencial", finalizou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais