> >
Entenda o que é o autoteste de Covid aprovado pela Anvisa e como fazer

Entenda o que é o autoteste de Covid aprovado pela Anvisa e como fazer

Em meio a um aumento no número de casos, o autoteste é uma alternativa para testagem em casa, sem necessidade de um profissional de saúde ou de transportar pessoas com sintomas

Publicado em 28 de janeiro de 2022 às 17:42

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Autoteste de Covid-19
Autoteste de Covid-19 foi liberado no Brasil e será vendido em farmácias. (Pixabay)

O uso do autoteste para Covid-19 foi aprovado nesta sexta-feira (28) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Isso quer dizer que, além dos já conhecidos testes RT-PCR e antígeno (teste rápido), uma nova forma de despistagem poderá ficar disponível aos brasileiros. No entanto, o autoteste não será distribuído gratuitamente, terá que ser comprado nas farmácias.

Em meio a um aumento no número de casos da Covid-19, causado pela variante Ômicron, o autoteste é uma alternativa para testagem em casa, sem auxílio direto de um profissional de saúde e sem a necessidade de transporte de pessoas com sintomas. Com a regulamentação, o autoteste poderá ser comercializado no país após registro do produto junto à Anvisa.

A liberação acontece após uma solicitação do Ministério da Saúde, que classifica o produto como "excelente estratégia de triagem". Ele servirá para ampliar a testagem de indivíduos sintomáticos, assintomáticos e seus possíveis contatos. Dessa forma, poderia ocorrer o isolamento precoce e a quebra de cadeia de transmissão.

Infectologistas afirmam que a testagem ganha ainda mais importância em um cenário de aumento de casos da doença. Quanto maior o número de testes, maior a capacidade de interromper uma cadeira de transmissão. Os infectados são conhecidos e, consequentemente, isolados.

O formato é utilizado em países como Inglaterra e Estados Unidos. Dependendo da regulamentação em cada local, o teste pode ser comprado em farmácia ou até solicitado em unidades de saúde.

A Anvisa reforça que, mesmo com a aprovação, nenhum autoteste poderá ser comercializado imediatamente no Brasil. As empresas habilitadas legalmente que desejarem colocar esses dispositivos à venda terão que registrar o produto na Anvisa.

O QUE É UM AUTOTESTE?

Autoteste é o nome dado ao produto em que o cidadão realiza todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional, seguindo atentamente as informações das instruções de uso. É o mesmo princípio dos testes de gravidez vendidos em farmácias, por exemplo.

COMO É FEITO O AUTOTESTE?

No caso de Covid-19, são permitidas pela Anvisa apenas as autocoletas de amostras de saliva ou de swab nasal não profundo.

É importante saber que o swab nasal é uma haste fina que tem uma ponta onde a amostra vai ser coletada a partir da introdução no nariz (nas duas narinas) de forma não muito profunda.

Caso o seu autoteste indique este tipo de amostra, a orientação de como obtê-la adequadamente estará disponível nas instruções de uso.

O kit do autoteste é semelhante ao do teste de antígeno. Estão disponíveis o swab (cotonete para coleta de material), um tubo com solução líquida e um dispositivo imunocromatográfico.

  • A pessoa deve recolher o material do nariz utilizando o swab;
  • O swab deve ser inserido no tubo. É preciso apertar e girar algumas vezes para formar uma solução;
  • A solução formada deve ser despejada, em gotas, no dispositivo;
  • É preciso esperar de 15 a 20 minutos para ter uma resposta;
  • A resposta é como em um teste de gravidez, com listras na parte da frente. Se a tira de testagem mostrar duas faixas, o resultado é positivo. Uma linha apenas configura um resultado negativo ou inválido, dependendo do fabricante.

VEJA PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O AUTOTESTE

  • Aspas de citação

    O autoteste não define um diagnóstico, que só deve ser realizado por profissional de saúde. Seu caráter é orientativo. Ou seja, não se trata de um atestado médico. Mas pode indicar quais providências o usuário deve tomar em seguida.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Testar positivo não configura um caso confirmado de Covid-19 nos dados do Ministério da Saúde. Testar negativo não descarta a chance de infecção. É preciso levar em consideração o resultado, mas não tê-lo como única resposta. Considere os sintomas e recentes contatos, avalie procurar uma unidade de saúde.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Ainda não, os autotestes só poderão ser comercializados no país após registro do produto junto à Anvisa. Posteriormente, poderão ser vendidos em farmácias.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Não. O resultado do autoteste não é válido para viagens e entradas em eventos.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Se o seu autoteste apresentou resultado positivo para a presença do antígeno de Covid19, mesmo que você não tenha sintomas, você deve se isolar imediatamente para evitar a contaminação de outras pessoas, usar máscara, avisar às pessoas que tiveram contato recente com você para também se testarem e seguir as recomendações do Ministério da Saúde. O isolamento é a separação de pessoas infectadas das que não estão infectadas durante o período de transmissão do vírus. Os autotestes são utilizados para orientação (triagem) e existe a possibilidade de resultados errados, chamados de falso positivos. Portanto, é recomendado que você busque atendimento em um serviço de saúde para confirmação do diagnóstico e assim, receber orientações e permitir a notificação nos sistemas do Ministério da Saúde para o acompanhamento dos casos de Covid-19 no Brasil, se necessário.

    Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais