> >
Edital para obra de mergulhão na Dante Michelini pode sair até julho

Edital para obra de mergulhão na Dante Michelini pode sair até julho

Estudos são os mais avançados em relação a outros dois do tipo previstos pela prefeitura; expectativa é que projeto seja concluído até março deste ano

Publicado em 8 de fevereiro de 2023 às 11:38

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Cruzamento das avenidas Dante Michelini e Norte Sul, em Jardim Camburi, Vitória. (Marcelo Prest)

Prefeitura de Vitória pretende lançar o edital de licitação para a construção de um mergulhão no cruzamento das avenidas Dante Michelini e Norte Sul, ainda neste semestre. A expectativa da Secretaria Municipal de Obras é ter o projeto concluído e entregue no final de março.

A construção deve ser feita perto do antigo Hotel Canto do Sol e faz parte de um programa de melhoria no trânsito da Capital que contempla a construção de outras duas estruturas do tipo: uma no cruzamento da Avenida Fernando Ferrari com a Simão Nader, e outra no cruzamento da Reta da Penha com a Rio Branco – esta apontada como a mais complicada.

Segundo o secretário municipal de obras, Gustavo Perin, o projeto da Dante Michelini com a Norte Sul é o mais avançado. “Ali não tem uma área que tenha grande interferência. O antigo Hotel Canto do Sol está afastado. Há uma rede de gás, mas a concessionária está fazendo um projeto de realocação”, explicou.

A ideia é ter ligações diretas da Avenida Dante Michelini em direção ao bairro Jardim Camburi e à cidade da Serra pela Avenida Norte Sul. Além de uma ligação da Norte Sul sentido Porto de Tubarão, sem a necessidade de sinais de trânsito como ocorre atualmente.

Aspas de citação

Quando a gente optou (por mergulhões) era justamente para minimizar os impactos visuais e melhorar a mobilidade

Gustavo Perin
Secretário de Obras de Vitória
Aspas de citação

Mergulhão entre Reta da Penha e Rio Branco 

A empresa responsável pelo projeto de construção do mergulhão no cruzamento das avenidas Reta da Penha e Rio Branco, em Vitória, pediu mais tempo para concluir os estudos. Algumas dificuldades encontradas no solo e na estrutura do entorno podem encarecer a obra e até torná-la inviável. 

“É um grande desafio aquele cruzamento, até pela geologia do lugar. É um desafio da engenharia fazer essa obra. Vou trabalhar com rebaixamento do lençol freático, estruturas de concreto, estacas... isso tem uma influência nas construções adjacentes”, declarou Gustavo Perin. 

Sobre o mergulhão entre a Fernando Ferrari e a Simão Nader, os estudos de concepção existem, mas é necessário avançar em relação às soluções para a macrodrenagem e implicações com o sítio aeroportuário. Por causa disso, o secretário disse que pediu até junho para finalizar o projeto.

Mergulhões em Vitória

Dante Michelini x Norte Sul: estudos devem ser concluídos até o final de março e o edital para obras deve ser publicado no primeiro semestre deste ano.

Fernando Ferrari x Adalberto Simão Nader: estudos devem continuar até o próximo mês de junho.

Reta da Penha x Rio Branco: empresa ganhou mais tempo e tem até março deste ano para concluir os estudos, mas o projeto é visto como difícil e possivelmente inviável. 

Resumo

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais