ASSINE

É falsa informação sobre calendário de vacinação de Covid em Vitória

Está circulando em redes sociais e aplicativos uma mensagem com o agendamento para imunizar moradores contra a doença em março

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 05/02/2021 às 18h12
Atualizado em 05/02/2021 às 21h45
Calendário de vacinação em Vitória divulgado em redes sociais e aplicativos é falso
Calendário de vacinação em Vitória divulgado em redes sociais e aplicativos é falso. Crédito: Prefeitura de Vitória/Divulgação

Bastou começar a vacinação dos idosos contra a Covid-19 para fakes news passarem a circular em redes sociais e aplicativos. Nesta sexta-feira (5), uma mensagem viralizou ao indicar um suposto calendário com as datas de imunização para os moradores de Vitória. A informação é falsa. 

No texto, em uma tentativa de torná-lo confiável, o criador da fake news colocou o link que leva para a página do agendamento on-line no município. Entretanto, logo abaixo, segue uma lista em que estaria prevista a imunização dos idosos a partir do dia 1º de março e, segundo a mensagem, os moradores de Vitória na faixa etária de 55 a 74 anos seriam contemplados.

A Prefeitura de Vitória, também nas redes sociais, está divulgando que se trata de fake news. 

A vacinação em todo o país depende que o Ministério da Saúde compre as doses dos imunizantes e distribua para os Estados. No Plano Nacional de Vacinação, a primeira fase da campanha contempla trabalhadores da saúde, idosos a partir de 75 anos, indígenas aldeados e pessoas internadas em asilos e instituições psiquiátricas. 

Espírito Santo ainda não recebeu doses em quantidade suficiente para distribuir aos municípios, de modo que, no momento, apenas as pessoas acima de 90 anos - das que não estão em instituições de longa permanência - já estão recebendo a vacina. Não há previsão ainda para iniciar a imunização das demais faixas etárias de idosos da primeira etapa, assim como não está definido o cronograma da segunda fase, que deverá contemplar o público de 60 a 74 anos. 

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.