> >
CRM-ES vai investigar médica com Covid-19 que trabalhou em hospital

CRM-ES vai investigar médica com Covid-19 que trabalhou em hospital

Profissional estava dentro de uma instituição particular de Guarapari, apesar da recomendação para cumprir isolamento domiciliar

Publicado em 27 de maio de 2020 às 16:57

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Hospital São Pedro fica no bairro Muquiçaba, em Guarapari, na Grande Vitória
Hospital São Pedro fica no bairro Muquiçaba, em Guarapari, na Grande Vitória. (Reprodução | Google Maps/Earth)

O Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) vai investigar a médica que compareceu ao trabalho, apesar da suspeita de ter contraído o novo coronavírus e da orientação para cumprir isolamento domiciliar, se afastando das atividades que exerce em um hospital particular de Guarapari.

Presidente do órgão capixaba, o médico Celso Murad explicou que o primeiro passo será ouvir a profissional. “Vamos solicitar informações à médica, investigar objetivamente e ver quais justificativas serão apresentadas. É um processo inicial, de inquérito. Vamos avaliar e ver qual vai ser a consequência”, adiantou.

Aspas de citação

Vamos tomar as providências de responsabilidade do Conselho Regional de Medicina e observar se houve algum tipo de infração que possa ser submetida às normas do CRM-ES

Celso Murad
Presidente do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo
Aspas de citação

De acordo com ele, o processo de investigação e o parecer devem acontecer dentro de um determinado período. No entanto, por causa de demandas e por todos os prazos do Judiciário estarem suspensos devido à pandemia, não é possível estimar em quanto tempo esta conclusão deve sair.

POSSÍVEL CRIME CONTRA A SAÚDE PÚBLICA

A atitude da médica chegou ao conhecimento da Secretaria de Saúde de Guarapari por meio de uma denúncia feita por telefone, na semana passada. A respeito da postura da profissional, o município reforçou que “violar o isolamento é infração sanitária e pode ser enquadrado como crime contra a saúde pública”.

Segundo um funcionário da pasta, a profissional fez um teste rápido, que foi notificado, e estava sendo acompanhada pela prefeitura. “No momento da abordagem, ela falou que o fez por estar na linha de frente e que não apresentava sintomas”, contou. No entanto, no mesmo dia, ela fez um exame laboratorial e testou positivo para a doença.

Por questões éticas, a Prefeitura de Guarapari afirmou não poder divulgar o nome da médica e reforçou que "o município tomou todas as providências cabíveis e que a profissional de saúde assinou o termo de isolamento no momento da abordagem". 

HOSPITAL TAMBÉM VAI INVESTIGAR

Procurado pela equipe de reportagem de A Gazeta, o Hospital São Pedro garantiu que não recebeu notificação da Secretaria Municipal de Saúde solicitando o afastamento da profissional e que tomou conhecimento do caso apenas no último dia 19 de maio, quando a médica foi flagrada no trabalho pela equipe do município.

Uma sindicância interna foi instaurada para apurar o caso e a médica será ouvida pela instituição. Apesar de afirmar que a profissional possui clínica médica com especialização em cardiologia, o hospital não informou o nome dela e nem se ela chegou a atender pacientes, alegando sigilo profissional.

Outros dois médicos que trabalham no local também contraíram a Covid-19, mas se curaram e já estão liberados para retornar às atividades. Já um técnico está afastado, como caso suspeito. “Nós adotamos as medidas de prevenção; e os nossos profissionais foram treinados e utilizam equipamentos de proteção individual (EPI)”, garantiu o hospital.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais