> >
Coronavírus: médica capixaba relata experiência nos EUA

Coronavírus: médica capixaba relata experiência nos EUA

Formada no Espírito Santo, Luciléia Teixeira hoje mora e atua contra a Covid-19 na cidade de Cleveland, no Estado de Ohio

Publicado em 27 de maio de 2020 às 10:27

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A médica capixaba Lucileia Teixeira trabalha em um hospital na cidade de Cleveland, nos Estados Unidos
A médica capixaba Luciléia Teixeira trabalha em um hospital na cidade de Cleveland, nos Estados Unidos. (Reprodução / TV Gazeta)

Uma médica capixaba está na linha de frente do combate ao coronavírus nos Estados Unidos. Natural de Vila Velha, Luciléia Teixeira vive na cidade de Cleveland, no Estado de Ohio, e trabalha em um hospital que está tratando pessoas com a doença. Casada com um americano, ela teve toda a sua formação na rede pública do Espírito Santo, desde o início da vida escolar até a faculdade.

Luciléia conta que sempre estudou em escola pública, desde as séries iniciais até a Ufes, onde se formou em Medicina e, depois de uma residência em São Paulo, voltou para fazer o mestrado.

“Eu sou produto da escola pública do Estado do Espírito Santo desde o pré-primário. Eu estudava em um grupo escolar em Vila Velha, chamado Joaquim Freitas, da quinta a oitava série, eu fiz no Polivalente, da Glória, e o segundo grau fiz no Godofredo Schneider. Depois, entrei na UFES, fiz residência na Universidade de São Paulo, voltei para Vitória e fiz meu mestrado na UFES de novo, casei com um americano e vim para cá e fiz tudo de novo”, contou.

Lá, ela trabalha na Cleveland Clinic, uma rede de hospitais que precisou se preparar para o enfrentamento à Covid-19. Segundo Luciléia, além da expansão das UTIs, uma medida que ajudou a combater à doença na cidade foram as regras rígidas de isolamento tomadas pelos governantes.

“Eles previam que precisaríamos de 2.500 leitos de UTI quando alcançássemos o nosso pico aqui. E o nosso hospital só tem 500 leitos de UTI, porque não precisa de mais do que isso. E essa preparação para expandir não é fácil, porque leito de UTI é uma coisa complexa, por conta de profissional e de equipamento que você precisa, foram-se estudando várias estratégias. E aqui em Ohio, o governador, de acordo com os modelos epidemiológicos, começou a quarentena muito cedo, desde o dia 11 de março mais ou menos, não tem escola, a maioria do comércio foi fechado”, disse.

Lucileía também contou sobre como é enfrentar uma doença tão nova mas, ao mesmo tempo, impactante.

“Essa doença é como se a gente estivesse voando e construindo um avião ao mesmo tempo. Porque quando a gente começou a ouvir e aprender sobre, a gente não sabia como diagnosticava, qual era a forma clínica que apresentava, a percentagem de pacientes que se recuperariam sozinhos, a percentagem de que precisariam de hospitalização em UTI, a taxa de mortalidade dessa doença. Então, com o passar do tempo da epidemia, que a gente foi aprendendo, as coisas foram sendo desenvolvidas”, explicou.

De acordo com os dados atualizados nesta quarta-feira (27), os Estados Unidos registraram o maior número de casos do novo coronavírus no mundo. São 1.716.612 confirmações da doença, com 100.161 mortes.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais