> >
Crea-ES pede substituição de peças do teto do Terminal de Itaparica

Crea-ES pede substituição de peças do teto do Terminal de Itaparica

Engenheiros apontaram que cones – parte que conecta as colunas ao teto e absorve a água da chuva – devem ser trocados ou ter reparo total

Publicado em 16 de fevereiro de 2021 às 09:27- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Engenheiros e fiscais do CREA fizeram nova vistoria no Terminal de Itaparica na última segunda-feira
Engenheiros e fiscais do Crea-ES fizeram nova vistoria na última segunda-feira (15). (Divulgação/CREA)
Crea-ES pede substituição de peças do teto do Terminal de Itaparica

Após uma empresa dar início às obras de ajustes no Terminal de Itaparica, em Vila Velha, o Conselho Regional de Engenharia e Agricultura (Crea-ES) disse que será necessário o "reparo técnico total" ou até a substituição dos cones do teto da estrutura por outros modelos. A constatação foi feita após uma visita técnica na última segunda-feira (15).

Os cones são as peças que ligam as colunas do teto e o telhado, e são por eles que passam a água da chuva. No entanto, segundo o Departamento de Estradas e Rodagem do Espírito Santo (DER-ES), responsável pela construção, a empresa contratada não vedou corretamente esses pontos de passagem de água.

O Crea deve retornar ao terminal nesta terça-feira (16) para observar se houve novos problemas após as chuvas da última noite. Os fiscais e especialistas avaliaram as intervenções que estão sendo feitas em três furos nas membranas de lona do teto da construção e notou um quarto orifício no local. De acordo com o órgão, a empresa responsável pelos reparos atendeu a orientação do órgão para a instalação de protetores antichoque.

Terminal de Itaparica com pontos de alagamento após chuva
Terminal de Itaparica ficou com pontos de alagamento após chuva. (Fernando Madeira)

PROBLEMAS APÓS DUAS SEMANAS DA INAUGURAÇÃO

Apenas duas semanas após a inauguração, o Terminal de Itaparica começou a apresentar problemas. A construção ficou repleta de poças d’água em diversas plataformas de embarque dos ônibus. Foram registradas goteiras e vazamento de água pelos cones das colunas que sustentam o teto.

Na época, o diretor-geral do DER-ES, Luiz César Maretto, disse que a empresa contratada errou durante a execução do projeto. “Não é para molhar. Não é para ter um pingo de água aqui dentro do terminal. A empresa vai ter que refazer exatamente como está no projeto”, afirmou Maretto.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais