ASSINE

Covid: vacinação de jovens não é autorização para largar máscara, diz secretário

Mesmo após campanha de imunização em massa do público a partir de 18 anos,  o uso da proteção facial continua indispensável para evitar o contágio

Publicado em 22/08/2021 às 09h01
Mulher usando máscara
A máscara é uma barreira física para evitar o contágio pelo coronavírus. Crédito: Prostooleh/Freepik

A vacinação em massa da população a partir dos 18 anos, que recebeu a primeira dose (D1) neste sábado (21) em todas as cidades do Espírito Santo na mobilização do Dia D, não é um passe-livre para a “vida normal”. As medidas de segurança, como uso de máscaras e não aglomeração, continuam indispensáveis para proteção contra a Covid-19.

É o que alerta o secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, que começou a ser questionado se, com a imunização da faixa etária mais jovem, esses protocolos estariam liberados.

“Eles (jovens) querem ir para a balada, aglomerar, tirar a máscara. Ainda vamos ficar com a máscara por muito tempo”, frisa.

Este vídeo pode te interessar

Para tentar tornar mais clara a importância da medida, nesta semana o secretário fez uma postagem nas redes sociais com uma analogia da vacinação e uso de máscaras com o uso de contraceptivos.

Na publicação, Nésio Fernandes cita que o uso de um contraceptivo com eficácia de 70% exige a utilização combinada de preservativo para criar uma barreira física e evitar a gravidez não planejada. Do mesmo modo, considerando que a proteção com a vacina não chega a 100%, especialmente para quem tomou apenas uma dose, a máscara é a barreira física que ajuda a conter a transmissão do Sars-Cov-2 (coronavírus).

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo Coronavírus no ES Covid-19 Vacinas contra a Covid-19 espírito santo Vacina Máscara de proteção facial

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.