> >
Covid-19: mais dois navios cumprem quarentena no ES

Covid-19: mais dois navios cumprem quarentena no ES

As embarcações Skandi Búzios e Pardela estão atracadas na região do Porto de Vitória, a primeira sem casos confirmados e a segunda com um positivado para a doença

Publicado em 27 de agosto de 2021 às 16:43

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Navio Skandi Búzios está atracado no cais comercial do Porto de Vitória, cumprindo quarentena
Navio norueguês Skandi Búzios está atracado no cais comercial do Porto de Vitória, cumprindo quarentena. (Divulgação | Sind-AmarradorES)

O navio norueguês Skandi Búzios está cumprindo quarentena no cais comercial do Porto de Vitória, na Capital, devido à Covid-19 . A embarcação atracou por volta das 8h desta sexta-feira (27), segundo a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). Apesar do isolamento, nenhum tripulante a bordo testou positivo para a doença. Na mesma região da baía de Vitória, outro navio, o Pardela, está isolado, com um tripulante confirmado com o coronavírus.

Covid-19 - mais dois navios cumprem quarentena no ES

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o Skandi Búzios está isolado desde o último sábado (21) e tem 78 pessoas a bordo. "O monitoramento está sendo feito pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) por serem contactantes de casos positivos da Covid-19 anteriormente desembarcados no Rio de Janeiro", esclareceu.

Covid-19 - Navio Skandi Búzios, atracado cumprindo quarentena no Porto de Vitória(Fernando Madeira)

Já a Anvisa, também por meio de nota, explicou que o navio registrou, inicialmente, oito casos e que essas pessoas foram desembarcadas por helicóptero para cumprir isolamento no Rio de Janeiro. "Atualmente, não há nenhum positivado a bordo e, até o momento, não há registros de variantes de preocupação", garantiu.

A agência informou ainda que a embarcação é de apoio marítimo e atua nas operações de suporte às atividades das plataformas, realizando navegação entre portos brasileiros. O sequenciamento genético, segundo a Anvisa, é uma opção das secretarias de saúde locais.

A reportagem de A Gazeta demandou a empresa Seaway – operadora do navio – sobre o assunto. Assim que houver retorno, este texto será atualizado.

OUTRO NAVIO TAMBÉM ESTÁ ISOLADO

Além do Skandi Búzios, o navio Pardela também está cumprindo quarentena no Espírito Santo, atracado ao lado do Morro do Penedo, também na região do Porto de Vitória. A embarcação brasileira está isolada desde o último dia 20, com um positivado entre a tripulação, composta por 50 pessoas.

Navio brasileiro Pardela também está cumprindo quarentena em Vitória
Navio brasileiro Pardela também está cumprindo quarentena em Vitória. (Lim Hock Wu | Marine Traffic)

"Foi autorizado o desembarque do caso positivo e de outros três tripulantes que tiveram contato com ele para que fizessem o isolamento em terra. Até o momento, não há registros de variantes de preocupação", esclareceu a Anvisa, em nota enviada na noite desta sexta-feira (27).

A Sesa e a Codesa foram demandadas para se manifestarem sobre a situação do navio Pardela. Assim que houver retorno, haverá a atualização desta matéria.

ROBERT MAERSK: NAVIO JÁ CUMPRIU QUARENTENA

Recentemente, outra embarcação também ficou isolada no Estado devido ao novo coronavírus. No último dia 12, o navio dinamarquês Robert Maersk deixou o Estado após ficar duas semanas em quarentena. A embarcação atracou no Cais de Paul, em Vila Velha, no final de julho. Ao todo, 11 tripulantes dele testaram positivo para a Covid-19, sendo que dois precisaram ser internados.

Navio dinamarquês Robert Maersk precisou ficar em quarentena no Espírito Santo, após casos de Covid-19 entre os tripulantes(Fernando Madeira)

A embarcação havia saído de Santos (SP), fretada por uma empresa brasileira para fazer o transporte de óleo diesel. Apesar do surto, o combustível foi descarregado, já que o procedimento era feito de forma mecanizada. O navio terminou de cumprir o isolamento no Porto de Vitória e deixou o Espírito Santo após os tripulantes presentes na embarcação testarem negativo para a Covid-19.

Errata Atualização
27 de agosto de 2021 às 20:55

Após a publicação desta matéria, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) respondeu à demanda de A Gazeta com informações sobre o navio Skandi Búzios que está em quarentena e citou, ainda, outra embarcação — o navio  Pardela — que também está em isolamento no Estado, com um caso de tripulante positivado para a Covid-19. O título e o texto foram atualizados.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais