> >
Coronavírus: vídeo mostra fila de caixas acumuladas em laboratório do ES

Coronavírus: vídeo mostra fila de caixas acumuladas em laboratório do ES

Atribuídas a essa quarta-feira (29), imagens mostram acúmulo de caixas térmicas com exames; Sesa admitiu fila e garantiu que resultados não são afetados

Publicado em 29 de abril de 2020 às 21:48

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

A filmagem revela a corrida contra o tempo para obter diagnósticos do novo coronavírus no Espírito Santo. Atribuído a esta quarta-feira (29), o vídeo mostra dezenas de caixas térmicas acumuladas na porta do Laboratório Central do Estado (Lacen-ES) – todas com exames realizados em pacientes suspeitos da Covid-19.

Procurada pela redação de A Gazeta, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) confirmou a formação da fila no local e explicou que existem dois horários de pico por causa das entregas das amostras: um no final da manhã e outro no final da tarde. As imagens acima teriam sido gravadas no primeiro deles.

Aspas de citação

A espera não gera prejuízo à qualidade das amostras, já que as mesmas ficam acondicionadas em recipientes próprios

Secretária de Saúde do Espírito Santo (Sesa)
Aspas de citação

Apesar de ter garantido que esse aguardo no recebimento dos testes não afeta a qualidade dos resultados, a Sesa afirmou que está ampliando o espaço físico para a recepção dessas entregas e que a nova área deve ficar pronta nos próximos dias – sem citar, especificamente, uma data.

Além dessa ampliação, a Secretaria também estuda receber os exames em horários pré-estabelecidos. Atualmente, os testes podem ser entregues diariamente, em horário livre, até as 18h; enquanto as análises acontecem de forma ininterrupta, 24 horas por dia.

800 testes PCR
é a capacidade diária de processamento do Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES)

Ainda segundo a pasta, o laboratório está recebendo uma média de 450 a 550 amostras por dia, apenas para realizar os testes do tipo PCR (que detecta a presença do material genético do vírus no corpo do paciente). Nesta terça-feira (28), apenas entre as 8h e as 23h59, o número de análises chegou a 664.

SOBRE AS RECLAMAÇÕES DE ATRASO

Em relação às queixas feitas por municípios por causa de atrasos na entrega dos resultados, a Secretaria Estadual de Saúde esclareceu que a demora aconteceu devido a uma pane no equipamento que realiza a extração do material genético viral, mas que a máquina já foi consertada nesta quarta-feira (29).

Consequentemente, a Sesa garantiu que o atraso deve ser minimizado já nos próximos dias e ressaltou que o Lacen-ES é o laboratório que realiza a liberação de resultados relacionados ao coronavírus com a maior rapidez de todo o país, entregando-os em um prazo de até 36 horas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais