> >
Coronavírus: veja ponto a ponto como será a vacinação no ES

Coronavírus: veja ponto a ponto como será a vacinação no ES

No plano estadual, há perspectiva de ampliar os locais de imunização, criando unidades de atendimento em escolas e igrejas

Publicado em 29 de dezembro de 2020 às 21:25

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Avanços na vacina da covid-19
As vacinas podem chegar aos municípios em até três dias, assim que as doses estiverem disponíveis no Estado para distribuição . (Miguel Noronha/Futura Press/Folhapress)

Mesmo ainda sem uma vacina liberada no Brasil, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já definiu o Plano Operacional da Estratégia de Vacinação contra a  Covid-19 no Espírito Santo, aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite, e publicado em resolução. No planejamento, são estabelecidas ações para o período anterior à imunização, para a campanha de vacinação propriamente e também para depois que a população for imunizada. As vacinas podem chegar aos municípios em até três dias, assim que as doses estiverem disponíveis no Estado para distribuição.

Coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo explica que, ainda que a vacina não esteja disponível, é importante que o Estado se organize antecipadamente para que, no momento em que as doses forem liberadas, logo seja feita a distribuição e os municípios já estejam aptos para aplicá-las. 

"Conseguimos fazer a logística sem nenhum problema no Estado. Além de certa maneira ser facilitada devido à geografia - o Espírito Santo é pequeno - temos regionais de saúde, com redes de frio descentralizadas para fazer a distribuição a seus municípios. Depois que a vacina chega na rede de frio estadual, em dois, três dias já está nos municípios. Isso facilita a nossa estratégia, sem contar que temos expertise na logística porque trabalhamos com grande vacinação anual contra a influenza (gripe)", pontua Danielle. 

ETAPAS

Na chamada pré-campanha do plano estadual, estão previstas inúmeras medidas, como fomentar que os municípios organizem os serviços de saúde e as ações de vacinação através do agendamento remoto (via internet ou contato telefônico ) com o público prioritário em cada fase da campanha de vacinação que, a princípio, está dividida em três e vai contemplar mais de um milhão de pessoas. 

Danielle Grillo observa que o planejamento é preliminar e novos grupos podem ser incorporados, a depender da negociação do governo federal com as farmacêuticas para fornecimento das vacinas.

Nesta etapa também estão programadas a capacitação de equipes, estruturação da rede de frio (para armazenamento das doses em temperatura adequada) e distribuição das vacinas, entre outras estratégias.

A segunda fase é a campanha que, no primeiro momento, vai fazer o atendimento ao grupo prioritário por agendamento - on-line ou telefônico -, estendendo para a clientela institucionalizada (público-alvo a partir de 60 anos, em asilos ou instituições psiquiátricas).

Esta etapa prevê ainda que sejam reforçadas junto aos gestores e profissionais envolvidos na campanha as orientações quanto as salas de vacina - mantê-las abertas durante todo o horário de funcionamento da unidade e fechá-las por último, sempre que possível; oferta da vacina em horários alternativos; evitar barreiras de acesso caso o usuário esteja sem documentos de identificação ou comprovante de residência; realizar busca ativa de usuários dos grupos prioritários da campanha. 

Além disso, deverá ser foco nesse período o combate às fake news relacionadas à vacina, enfatizando seus benefícios e sua segurança. 

ALTERNATIVAS

A Sesa ainda abriu a possibilidade de os municípios adotarem outras estratégias:

  •  Abrir postos temporários (escolas, igrejas, centros comunitários) para evitar que os idosos circulem no centro de saúde;
  • Dividir as equipes em suas microáreas, composta de um técnico de enfermagem mais um agente comunitário e demais profissionais que puderem atuar para realizar a campanha nesses espaços;
  • Drive thru: vacinação porta a porta com carro;
  • Vacinação em espaços ao ar livre, como parques e academias da saúde; 
  • Vacinação domiciliar, pactuando previamente com a comunidade e definindo o percurso no território com prioridade para os idosos acamados e com critério de fragilidade; 
  • Vacinação descentralizada e itinerante no território, por microáreas, em pontos de apoio baseados em equipamentos sociais (supermercados, centro de idosos, igrejas, escolas), preferencialmente em locais abertos e arejados;
  • Organizar a campanha na unidade de saúde para: definir local específico para vacinação do idoso e demais públicos-alvo, organizar a espera e a fila obedecendo ao distanciamento, realizar agendamento de grupos de idosos e demais públicos, por bloco de horas e por microáreas; ampliar o número de profissionais responsáveis pela vacinação.

Na última fase, denominada pós-campanha, a Sesa destaca na resolução ser fundamental reforçar junto às regionais de saúde e aos municípios que realizem o registro dos dados no sistema de informação para manter a alta cobertura vacinal da população;  que façam a busca ativa de modo a identificar aqueles que não foram vacinados e encaminhá-los para imunização e, nos casos indicados, realizar a vacinação em casa; e monitorar eventos adversos para que possam ser avaliados pelas equipes de vigilância em saúde. 

A resolução aponta que, durante a campanha de vacinação, a vigilância de Eventos Adversos Pós-Vacinação (EAPV) será ampliada devido ao incremento no número de pessoas vacinadas.

"Considera-se importante salientar que facilmente poderá ser atribuído à vacina qualquer sinal ou sintoma originado por outras causas, em indivíduos vacinados. Assim, torna-se premente o fortalecimento dos sistemas de vigilância epidemiológica e sanitária, em especial no manejo, identificação, notificação e investigação de EAPV por profissionais da saúde. É necessário capacitar as equipes para dar respostas rápidas e acertadas referentes aos EAPV e para o manejo de crise", ressalta o documento. 

Danielle Grillo acrescenta que a estratégia de monitoramento de efeitos adversos é uma prática comum para qualquer vacina. 

A resolução ainda relaciona a estrutura logística do Estado para a vacinação e as atribuições dos municípios além de ressaltar que a política de vacinação da população tem como missão "o controle, a erradicação e a eliminação de doenças imunopreveníveis." Agora, a expectativa é pela aprovação do imunizante pelo órgão regulador, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que as doses possam ser aplicadas. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais