Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Redução

Coronavírus: ES tem menor registro diário de mortes dos últimos dois meses

Foram 14 óbitos registrados nesta quarta-feita (15), número mais baixo desde o dia 15 de maio, quando 11 mortes foram contabilizadas, segundo o Painel Covid-19

Publicado em 15 de Julho de 2020 às 19:41

Redação de A Gazeta

Publicado em 

15 jul 2020 às 19:41
Prefeitura confirma segunda morte por Covid-19 em Linhares
Número de mortes apresenta diminuição no Espírito Santo Crédito: Eduardo Dias/TV Gazeta
O Espírito Santo registou, nesta quarta-feira (15), 14 óbitos provocados pelo novo coronavírus, segundo o Painel Covid-19. O número corresponde ao menor registro diário dos últimos dois meses. Desde o dia 16 de maio, um sábado, quando 11 mortes foram contabilizadas, a curva cresceu de modo que o ES chegasse a registrar 59 mortes em um período de 24h. No dia anterior, 15 de maio, sexta-feira, também foram contabilizados 11 óbitos.
O número alcançado nesta quarta (15) é ainda mais notável, uma vez que em dias de semana os registros tendem a ser mais altos se comparados aos dos finais de semana, quando há, tradicionalmente, menor testagem.
Portanto, considerando apenas os dias entre segunda e sexta-feira, o observado neste 15 de julho foi o menor registro dos últimos dois meses.
Entre os dias 15 de maio, quando 11 mortes foram computadas, e 15 de julho, quarta-feira, o Espírito Santo também registrou 14 óbitos nos dias 17 e 30 de maio, ambos no final de semana.

HÁ UMA ESTABILIZAÇÃO?

A estabilização da pandemia de coronavírus na Grande Vitória foi reconhecida pelo secretário de Saúde Nésio Fernandes, em coletiva de imprensa no dia 10 de julho. Segundo o secretário, para que haja um declínio da curva epidemiológica é preciso que as medidas de isolamento social continuem sendo adotadas.
"Somos o terceiro estado do país a reconhecer casos da doença. Fomos um dos primeiros a adotar medidas de distanciamento social mais amplas no início da pandemia, o que permitiu retardar um pouco o avanço da curva de aceleração e do crescimento rápido da doença", afirmou Nésio Fernandes.
O aparente assentamento da curva também é percebido na taxa de transmissão do novo coronavírus. O número é baseado em um cálculo que mede a rapidez com que o vírus se espalha pela população. No dia 26 de junho, a Grande Vitória chegou a registrar uma taxa de 0,92. Logo depois voltou para 1,09. O número no interior corresponde a 1,6.
Ou seja, na região metropolitana, estatisticamente, 10 pessoas continuam contaminando outras 10 pessoas, uma vez que o número é superior a 1. No interior a transmissão é ainda mais preocupante. De acordo com os dados, 10 indivíduos podem passar o vírus para 16 pessoas, colaborando para o crescimento exponencial dos números.
O levantamento é realizado por técnicos do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

ATUALIZAÇÃO DE QUARTA-FEIRA (15)

Até a tarde desta quarta-feira (15), quando houve a última atualização do Painel Covid-19, o Espírito Santo tinha 66.352 casos confirmados e 2.096 mortes pelo novo coronavírus. Nas últimas 24h, além de 14 óbitos, também foram registradas 1.139 novas pessoas infectadas.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
A prisão em Dubai do homem que comandava império de drogas na Europa
Carro capota no bairro Vilage, em São Mateus
Capotamento deixa feridos e interdita rodovia em São Mateus
Imagem de destaque
Tony Ramos: Não quero saber de redes sociais, viraram lugar de aproveitadores

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados