> >
Coronavírus: ES tem menor registro diário de mortes dos últimos dois meses

Coronavírus: ES tem menor registro diário de mortes dos últimos dois meses

Foram 14 óbitos registrados nesta quarta-feita (15), número mais baixo desde o dia 15 de maio, quando 11 mortes foram contabilizadas, segundo o Painel Covid-19

Publicado em 15 de julho de 2020 às 19:41

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Prefeitura confirma segunda morte por Covid-19 em Linhares
Número de mortes apresenta diminuição no Espírito Santo. (Eduardo Dias/TV Gazeta)

O Espírito Santo registou, nesta quarta-feira (15), 14 óbitos provocados pelo novo coronavírus, segundo o Painel Covid-19. O número corresponde ao menor registro diário dos últimos dois meses. Desde o dia 16 de maio, um sábado, quando 11 mortes foram contabilizadas, a curva cresceu de modo que o ES chegasse a registrar 59 mortes em um período de 24h. No dia anterior, 15 de maio, sexta-feira, também foram contabilizados 11 óbitos.

O número alcançado nesta quarta (15) é ainda mais notável, uma vez que em dias de semana os registros tendem a ser mais altos se comparados aos dos finais de semana, quando há, tradicionalmente, menor testagem.

Portanto, considerando apenas os dias entre segunda e sexta-feira, o observado neste 15 de julho foi o menor registro dos últimos dois meses.

Entre os dias 15 de maio, quando 11 mortes foram computadas, e 15 de julho, quarta-feira, o Espírito Santo também registrou 14 óbitos nos dias 17 e 30 de maio, ambos no final de semana.

HÁ UMA ESTABILIZAÇÃO?

A estabilização da pandemia de coronavírus na Grande Vitória foi reconhecida pelo secretário de Saúde Nésio Fernandes, em coletiva de imprensa no dia 10 de julho. Segundo o secretário, para que haja um declínio da curva epidemiológica é preciso que as medidas de isolamento social continuem sendo adotadas.

"Somos o terceiro estado do país a reconhecer casos da doença. Fomos um dos primeiros a adotar medidas de distanciamento social mais amplas no início da pandemia, o que permitiu retardar um pouco o avanço da curva de aceleração e do crescimento rápido da doença", afirmou Nésio Fernandes.

O aparente assentamento da curva também é percebido na taxa de transmissão do novo coronavírus. O número é baseado em um cálculo que mede a rapidez com que o vírus se espalha pela população. No dia 26 de junho, a Grande Vitória chegou a registrar uma taxa de 0,92. Logo depois voltou para 1,09. O número no interior corresponde a 1,6.

Ou seja, na região metropolitana, estatisticamente, 10 pessoas continuam contaminando outras 10 pessoas, uma vez que o número é superior a 1. No interior a transmissão é ainda mais preocupante. De acordo com os dados, 10 indivíduos podem passar o vírus para 16 pessoas, colaborando para o crescimento exponencial dos números.

O levantamento é realizado por técnicos do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

ATUALIZAÇÃO DE QUARTA-FEIRA (15)

Até a tarde desta quarta-feira (15), quando houve a última atualização do Painel Covid-19, o Espírito Santo tinha 66.352 casos confirmados e 2.096 mortes pelo novo coronavírus. Nas últimas 24h, além de 14 óbitos, também foram registradas 1.139 novas pessoas infectadas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais